7, 14, 21 e 28 de Novembro de 2013 às 15h00
CAM – Galeria -1
Org. Joana Cunha Leal e Margarida Medeiros
Este ciclo de conferências resulta de uma co-organização que envolve o Instituto de História da Arte (IHA), o Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem (CECL) e o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
A iniciativa parte da ênfase que será dada à obra de Amadeo de Souza-Cardoso na montagem da coleção do CAM em Julho de 2013 (por ocasião do seu 30º aniversário) e visa abrir e debater uma série de tópicos sobre o modernismo e a obra de Amadeo. O título geral do Ciclo de Conferências retoma por isso o da própria exposição – Sob o Signo de Amadeo – criando uma oportunidade para, a partir da presença da obra de Amadeo, colocar várias questões relacionadas com a arte do pré-Guerra e da Guerra em discussão. Assim, para além de um debate mais geral sobre o modernismo, outros assuntos-chave a discutir neste ciclo de conferências serão: o impacto da Primeira Guerra Mundial, o lugar da representação no modernismo, os usos da fotografia, a relação com a poesia, a literatura e a filosofia.
A insistência na importância da observação direta e demorada das obras, por um lado, e o desejo de abrir o debate sobre a obra de Amadeo a problemas transversais ao pensamento e à produção artística do seu tempo, por outro, são as ambições que fundamentam o desenho deste ciclo de conferências. As contribuições e os debates decorrerão por isso no espaço do CAM, seguindo um formato: duas comunicações de 30 minutos apresentadas por um moderador que terá a responsabilidade de conduzir o debate final (30 minutos) aberto à participação do público.