Patricia Leighten (Duke University, E.U.A.) – Modernism, Antimilitarism and War
Pensar o modernismo e a guerra não apenas permite uma leitura diferente do contexto do modernismo como nos conduz também à crítica de um modelo dominante do modernismo assente na noção de ‘autonomia’, um termo central à critica da arte marxista de finais da década de 1930 e ainda em uso. Esta conferência opõe-se a este discurso, re-equacionando a obra de artistas fundamentais do modernismo, como Maurice de Vlaminck, Pablo Picasso, Juan Gris, entre outros. Estes artistas criaram arte abstrata concebendo-a não como uma meditação auto-reflexiva neo-kantiana sobre os materiais, mas como uma prática estética ativista baseada numa subjetividade radical associada ao anti-militarismo de filiação anarquista que praticavam. Analisar a razão da posição central que o anarquismo alcança no desenvolvimento da abstração de inícios do século XX conduz à necessidade de reconsiderar o modernismo sob uma nova perspetiva histórica e teórica.
No seguimento do trabalho que venho desenvolvendo desde 2010, esta comunicação discute as obras finais de Amadeo Souza Cardoso a partir da sua recorrente incorporação de referencias contextuais à 1ª Guerra Mundial. Esta questão permitirá abrir um debate mais vasto sobre o lugar da representação na história do modernismo e questionar as narrativas historiográficas sustentadas em concepções essencialistas e na crença de que a abstracção foi o destino necessário da pintura.
Moderadora: Mariana Pinto dos Santos (IHA)
Patricia Leighten é Professora de História da Arte na Duke University (Durham, USA), é autora de Re-Ordering the Universe: Picasso and Anarchism e co-autora de A Cubism Reader e Cubism and Culture. Acaba de publicar o seu novo livro,The Liberation of Painting: Modernism and Anarchism in Avant-Guerre Paris.
Joana Cunha Leal é professora auxiliar no Departamento de História da Arte da FCSH – Universidade Nova de Lisboa. É investigadora integrada do Instituto de História da Arte da mesma Universidade, onde coordena o grupo de investigação em Teoria da Arte. Entre os seus trabalhos mais recentes conta-se a co-edição da Revista de História da Arte N.10 – Práticas da Teoria e a publicação de vários artigos sobre a obra de Amadeo Souza Cardoso.