Abertura de concurso para a atribuição de 2 (duas) Bolsas de investigação no âmbito do projecto “CrossingBorders. História, Materiais e Técnicas de pintores portugueses 1850-1918: Romantismo, Naturalismo e Modernismo” referência (PTDC/EATEAT/113612/2009), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Texto do anúncio
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/ UNL) abre concurso para atribuição de duas Bolsas de Investigação (BI), no âmbito do projecto CrossingBorders. História, Materiais e Técnicas de pintores portugueses 1850-1918: Romantismo, Naturalismo e Modernismo” (PTDC/EAT-EAT/113612/2009), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do Projecto 3599 – Promover a Produção Científica, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação.
1. Descrição do cargo/posição/bolsa
Tipo de bolsa: Bolsas de Investigação [BI] Mestre
Projecto: CrossingBorders. História, Materiais e Técnicas de pintores portugueses 1850-1918: Romantismo, Naturalismo e Modernismo” (PTDC/EAT-EAT/113612/2009)
Área científica: Estudos Artísticos
1. Objectivos e Atividades a desenvolver:
Bolsa nº 1 – Preparação de monografias temáticas “Art in themaking: romantismo, naturalismo e modernismo”, a serem construídas com base nos resultados do projecto e em estreita colaboração com a equipa, incluindo os museus parceiros: Museu Nacional de Arte Contemporânea- Museu do Chiado, Casa Museu Anastácio Gonçalves e Centro de Arte Moderna FCG. Criação de conteúdos wikipedia para disseminação de resultados.
Bolsa nº 2 – A pintura e o desenho de Amadeo de Sousa Cardoso – revisão da bibliografia; levantamento sistemático da obra em suporte papel (grafite, carvão, aguarela, guache, têmpera) na colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e noutras colecções, públicas e privadas; organização do corpus de obra inventariado, do ponto de vista temático, estilístico e cronológico; inventário sistemático das obras apresentadas na Exposição individual de 1916, no Porto e em Lisboa.´
3. Orientação científica: Prof.ª Doutora Raquel Henriques da Silva
4. Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, sob a orientação científica da Professora Raquel Henriques da Silva e no Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob coordenação das Professoras Rita Macedo e Maria João Melo.
5. Duração da(s) bolsa(s): 6 meses;
6. Renovável: não
Nº renovações permitidas: Não aplicável
Duração máxima de cada renovação: Não aplicável
Duração máxima total do contrato com renovações: 6 meses
Data de início do contrato (previsão): Janeiro de 2014
Valor do subsídio de manutenção mensal: 980 Euros
Número de bolsas a atribuir: 2 bolsas
Requisitos de admissão a concurso: Os candidatos à bolsa deverão ter as seguintes habilitações:
a) Mestrado nas áreas de Arte, História da Arte, Museologia ou Conservação e Restauro;
b) Serão factores preferenciais a qualidade do percurso académico, a experiência de investigação e a motivação pessoal.
Parâmetros de avaliação:
(A) Curriculum Vitae;
Métodos de avaliação e seu peso relativo na avaliação final:
Parâmetros de avaliação |
Peso relativo na avaliação final |
Método de avaliação |
A |
100% |
Avaliação curricular |