CICLO DE CONVERSAS SOBRE O FUTURO DA HISTÓRIA DA ARTE

Tenho uma licenciatura em História da Arte, e agora?

Quarta-feira, 19 de fevereiro, das 10h às 12h
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
iha
APRESENTAÇÃO
A crise social, política e económica pela qual atravessa a Europa, e em particular o nosso país, faz com que nós, jovens, nos preocupemos cada vez mais com o futuro pós-académico. O facto de nos estarmos a profissionalizar numa área que lida com cultura e património aumenta ainda mais as nossas inseguranças. Bem sabemos que são cada vez menores os incentivos e investimentos para o desenvolvimento de projetos científicos de cariz cultural financiados pelo Estado. Perante esta realidade, o que podemos fazer? Sabemos que uma licenciatura só não chega, mas será que o mestrado é realmente uma garantia de emprego? Ou um doutoramento? E a experiência, quem nos dá as experiência? Que contacto temos nós com a realidade da investigação ou das instituições? Não seria talvez importante que se desenvolvessem, paralelamente ao curso, atividades práticas complementares às disciplinas curriculares? Ou o próprio Instituto de História da Arte, não deveria ele ter um papel mais dinâmico e optar por uma política de envolvimento e integração dos seus alunos em atividades do Instituto? Estas são apenas algumas das questões pertinentes que nós, jovens historiadores de arte, partilhamos e que gostaríamos de ver debatidas no presente ciclo de conversas sobre o futuro da História da Arte em Portugal.
OBJECTIVO
Pretende-se que estas sessões sejam conversas informais entre os alunos e os vários profissionais do campo artísitico. Para dar início à conversa serão levantadas algumas questões direcionadas aos vários convidados, sendo que posteriormente cada um é livre de intervir e colocar questões alimentando o debate de ideias.
SESSÕES
1º SESSÃO (19 de Fevereiro) – Tenho uma licenciatura em História da Arte, e agora? A continuação do percurso académico – pós-graduação, mestrados e programas de mobilidade para o estrangeiro. O futuro está em Portugal ou no estrangeiro? Emigrar é uma opção ou uma necessidade?
2º SESSÃO (26 de Fevereiro) – O que é que eu posso fazer com o curso de História da Arte? Saídas profissionais. Administração Central e Local; Património; Museologia; Programação e Gestão Cultural; Turismo Cultural; Comunicação Social; Área Editorial; Investigação e Ensino. Museus, Instituições (públicas e privadas) e Associações.
3º SESSÃO (5 de Março) – Investigação em História da Arte, hoje, em Portugal. Bolsas de investigação para jovens. Novas ferramentas de pesquisa online para História da Arte;
4º SESSÃO (12 de Março) – O que é que ainda há para fazer no campo da História da Arte em Portugal? Sugestão de um conjunto de temáticas que carecem de um estudo urgente.
Organização: Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa.
+ info: www.facebook.com/events/579933288766421/?previousaction=join&source=1