Seminário permanente: ‘art in the periphery’

ilustração

PARIS PITORESCO: O Mercado das flores. – Desenho original de R. Amoedo. Gravura publicada em: A Ilustração, 5 ago,1884, p.41.

 

Seminário permanente: ‘art in the periphery’

O núcleo ‘art in the periphery’ que integra o grupo de investigação de Museum Studies (linha Exposição: Teorias e Práticas) vai dar início ao seminário permanente no dia 30 de Julho, 4.ªfeira, às 18h no edifício I&D, sala 1.05, 1.º piso.

Este seminário destinado aos investigadores do IHA e de outras unidades da FCSH, será igualmente aberto ao público. Visa reunir periodicamente com todos os seus membros, procurando estimular o debate sobre a aplicação das teorias e metodologias relevantes (centros e periferias, história da arte global, função do cânone etc.) nos temas e áreas cronológicas e geográficas diversas, tratadas pelos nossos investigadores.
Nesta primeira edição, contamos com a participação de Arthur Valle, docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e investigador de pós-doutoramento no IHA, que vai falar sobre a revista Ilustração, editada em Paris por Mariano Pina. Serão analisadas as noções de centro e cânone implícitas nos textos e imagens da publicação, bem como o seu papel na consolidação de redes de sociabilidade entre artistas portugueses e brasileiros nos finais do século XIX. Arthur Valle apresentarátambém um breve resumo da recepção que as teorias e metodologias adoptadas pelo ‘art in the periphery’ têm tido atéagora pela historiografia da arte brasileira.
O formato do seminário seguiráo modelo: apresentação, seminário, discussão.
A partir de Setembro, o seminário passaráa decorrer na última 6.ªfeira de cada mês, e o programa completo serádivulgado no início de mês de Setembro.