Notícia: Lisbon Street Art & Urban Creativity Internacional Conference

 

O evento “Lisbon Street Art & Urban Creativity Internacional Conference/Conferência Internacional de Arte & Criatividade de Lisboa”, formalmente enquadrado pelo Instituto da História da Arte/Estudos Arte Contemporânea (FCSH/UNL) e Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (UL), decorreu nos dias 3 a 5 de Julho de 2014, no auditório da Faculdade de Belas Artes.

Á Sessão de abertura de trabalhos, de acesso livre ao público, estiveram presentes no auditório perto de 150 pessoas na sua maioria para assistirem à intervenção do keynote speaker Cedar Lewisohn (curador em 2008 da exposição Street Art at Tate).
Os trabalhos foram divididos em 13 painéis temáticos reorganizando a estrutura quadripartida do Call for Papers propiciando assim um conjunto de debates de distintas escalas e profundidades que se foram desenrolando durante as sessões de trabalho – e prolongados durante os períodos livres da Conferência, organizados em torno das exposições de André Saraiva no MUDE e Alexandre Farto na Fundação EDP.
O interesse no “Graffiti” e “Street Art” como fenómenos artísticos tem vindo a aumentar no contexto internacional, mas igualmente em território nacional – muito particularmente, na grande área metropolitana de Lisboa. No quadro internacional, desde a referida exposição na Tate, o número de eventos em contexto museológico e/ou de galeria, envolvendo-os têm-se multiplicado de forma global sendo inexequível enunciá-los. De igual modo, no quadrante editorial, muitos foram os desenvolvimentos desde a publicação de “Subway Art”, de Martha Cooper e Henry Chalfant, poder-se-ia ainda destacar a obra de C. Lewinsohn “Street Art – The Graffiti Revolution” (London: Tate Publishing), ou ainda N. Ganz “Graffiti World (updated Edition). Street Art from five continents” (Abrams Ed) – de modo a ilustrar a pluralidade de abordagens à temática mas similarmente, os distintos contextos geográficos em que estas ocorrem.
Contudo, uma conferência internacional que oferecesse confluência aos distintos campos disciplinares em que estas pesquisas têm vindo a ser realizadas não havia ainda ocorrido. Deste modo, tornou-se pertinente a sua realização agregando as distintas topografias e campos disciplinares que pesquisam esta temática. Ineditamente em termos globais, organizou-se uma Conferência Internacional na qual se apresentaram 49 apresentações perfazendo um total de 85 autores de artigos (58 oradores, 1 via Skype) – acrescido de 4 keynote speakers: Cedar Lewisohn, NUART Festival Intervention (por motivos de saúde se fez representar) por Miguel Januário, Marcus Willcocks e a Dra. Graça Fonseca (Câmara Municipal de Lisboa).
Este factor inédito contribuiu duplamente para um maior contacto entre a academia e a sociedade ao ter-se facilitado o livre acesso à imprensa cuja cobertura do evento iniciou-se previamente ao mesmo.
Neste momento encontram-se em fase de finalização o livro de artigos completos pelo que se prevê o seu lançamento até Dezembro do presente ano.

 

 

© Créditos das imagens: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / http://www.urbancreativity.org/