Prazo para a submissão de propostas: 14 de Novembro. Convite à apresentação e divulgação de projetos que utilizem a tecnologia como meio para facilitar o acesso e envolvimento da sociedade em ações de estudo, preservação e divulgação artística e cultural.
O mandato de salvaguardar, investigar e divulgar as suas coleções coloca desafios que museus e organizações afins têm vindo a enfrentar em colaboração com universidades e centros de investigação. Para que a investigação e a produção de conhecimento resultante desta colaboração seja amplamente divulgada utilizam-se instrumentos tecnológicos universalmente acessíveis.
A procura de diálogo com os públicos e de efetivo envolvimento das comunidades nas atividades de museus e instituições culturais, tem fomentado também a colaboração com a comunidade artística e científica e, mais uma vez, a tecnologia de várias maneiras se tem revelado imprescindível nessa aproximação.
Muito ainda pode ser feito neste domínio e o conhecimento de práticas já testadas ou de ideias ainda em fase de implementação ou avaliação, podem oferecer uma base útil para a formulação de novas estratégias e lançamento de novos projetos.
No âmbito do seu encontro anual, o grupo Estudos de Museus/Museum Studies (MuST) do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL) convida à apresentação de projetos que utilizem a tecnologia tanto para investigação (digital humanities) como para facilitar o acesso e envolvimento da sociedade em ações de estudo, preservação e divulgação artística e cultural. Procura-se, assim, a apresentação de projetos de diversas tipologias, concluídos ou em curso, de pequena, média ou grande dimensão (tais como bases de dados interativas, espaços expositivos 3D, catálogos online, jogos, etc.). Serão tidos em conta não apenas aqueles que integrem a comunidade científica e profissional mas igualmente os que incluam e contemplem a participação de públicos alargados.
Aceitam-se propostas para apresentações com a duração de 15 minutos.
Estas deverão incluir:
-
título
-
resumo (até 500 palavras)
-
identificação do autor (nome, afiliação, email da pessoa que apresentará o projeto)
-
breve curriculum vitae (até 300 palavras)