FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP ASSINA PROTOCOLO COM INSTITUTO DE HISTÓRIA DA ARTE PARA ESTUDO DA SUA COLEÇÃO DE PINTURA PORTUGUESA
A Fundação Millennium bcp e o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) assinaram um protocolo que visa o desenvolvimento de um Projecto de Investigação para continuar a estudar, em profundidade e em contexto, a Colecção do Millennium bcp de pintura portuguesa dos séculos XIX-XX.
Para este efeito será criada uma linha de trabalho intitulada “Bolsas de Investigação em História da Arte Millennium bcp”, com a duração de dois anos, e que possibilitará a abertura de duas Bolsas de Investigação para mestres, asseguradas, na sua totalidade, pela Fundação Millennium bcp. Este projecto prevê, ainda, a concretização de diversos projectos editoriais, nomeadamente a realização de monografias sobre os mais importantes pintores da referida Colecção.
Resultado de uma colaboração estável, sob coordenação científica do Instituto de História da Arte (IHA), este projecto, para além de reforçar o interesse do IHA no domínio especializado no Estudo de Colecções Privadas, permitirá diversificar as suas fontes de financiamento. Para a Fundação Millennium bcp a assinatura deste protocolo trata-se de mais um elo pertinente na sua notável acção mecenática em prol da cultura artística em Portugal.
Desde 2008, a Fundação Millennium bcp apoia o IHA da FCSH-UNL, viabilizando a edição da Revista de História da Arte que, sendo uma publicação científica, possui, graças a esse apoio assinalável qualidade e impacto visual.
Também, nos últimos anos, alguns dos investigadores do IHA têm vindo a colaborar com a Fundação Millennium bcp no inventário, estudo e exposição da sua colecção de arte, especialmente a pintura dos séculos XIX e XX.
Este relacionamento produtivo conheceu agora um aprofundamento com a assinatura do Protocolo entre a FCSH/UNL e a a Fundação Millennium bcp.