O Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / UNL e o Fórum Cidadania Lx estão a organizar uma conferência dedicada aos Palácios Históricos de Lisboa. Memória, Ruína ou Futuro?, que terá lugar no próximo dia 24 de janeiro (sábado), na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa.
Atualmente existem cerca de 20 destas magníficas casas que estão prestes a cair, ameaçadas e vítimas de especulação, abandonadas. São um acervo crucial para Lisboa, quer pelo seu valor histórico evidente, quer pela sua presença marcante no tecido urbano da cidade.
Esta conferência/encontro tem como principal objetivo promover um debate sobre as razões que levaram ao estado atual de incúria em que este património se encontra e propor pistas de ação futura que devolvam à cidade este conjunto monumental de extraordinária importância.
A conferência contará com a presença de historiadores que evocarão o contexto histórico destes palácios na evolução no tempo de crescimento da cidade, e de promotores que irão fazer o ponto da situação relativa aos seus projetos, bem como as perspetivas futuras que poderão ter em ver concretizado esse seu investimento. Estarão presentes também a DGPC e o ICOMOS Portugal, representando as entidades de proteção e salvaguarda do património, para além da CML, anfitriã da conferência e detentora de várias destas singulares casas.
A conferência será das 10h às 13h, seguindo-se, previsivelmente, a visita ao Palácio Pombal, propriedade da CML.
Ana Celeste Glória (IHA-FCSH/UNL), Paulo Ferrero, Miguel de Sepúlveda Velloso e Fernando Jorge (Fórum Cidadania Lx)