
A painter in his studio (Anonymous pupil of Rembrandt)1600 – 1700. Rembrandt Harmensz van Rijn | Kremer Collection
O Instituto de História da Arte, através dos seus membros integrados Pedro Flor e Susana Varela Flor, irá colaborar no projeto de investigação internacional, intitulado “ COPIMONARCH – La copia pictórica en la Monarquía Hispánica (siglos XVI-XVIII)”, sob coordenação geral de David García Cueto da Universidade de Granada. O financiamento deste projecto parte da Dirección General de Investigación Científica y Técnica e da Subdirección General de Proyectos de Investigación do Ministerio de Economía y Competitividad do Gobierno de España.
A equipa do projecto integra investigadores de diversas Universidades e Centros de I&D de Espanha, Suiça, Alemanha, Itália e Bélgica.
O projecto propõe-se abordar o estudo do fenómeno da cópia pictórica na História da Arte Moderna (séculos XVI-XVIII). O elevado número de cópias de pinturas de grandes mestres espanhóis, mas também de italianos e flamengos, presente no património histórico europeu, exigia há muito a necessidade de o considerar num todo de modo rigoroso e objectivo. As tarefas previstas
consistirão, fundamentalmente, na análise formal, técnico-laboratorial, iconográfica e contextual de uma série de tendências e fenómenos europeus de carácter histórico-cultural no âmbito da cópia pictórica. Além da publicação de artigos e de uma monografia com os principais resultados alcançados, vão realizar-se ao longo dos próximos três anos vários seminários, um congresso internacional e uma exposição dedicada ao tema central do projecto.