Investigadora do IHA no Museo Reina Sofía

 

Sandra Vieira Jürgens, investigadora integrada do IHA

Sandra Vieira Jürgens, investigadora integrada do IHA

Sandra Vieira Jürgens, investigadora integrada do Instituto de História da Arte da FCSH/UNL, foi selecionada para o programa internacional de Residências de Investigação 2015-2016 do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.
O programa de Residências de Investigação visa aproximar duas instituições consideradas muitas vezes distantes, a universidade e o museu, e destina-se a artistas, teóricos e investigadores tanto nacionais como internacionais, que com os seus projetos analisam e trabalham criativamente e criticamente aspetos fundamentais da cultura contemporânea.
A proposta desta investigadora — Práticas artísticas e curatoriais: estruturas independentes e instituições museológicas desde 2000 — foi uma das cinco selecionadas e visa estudar as práticas artísticas e curatoriais no mais recente contexto identitário das estruturas independentes e das instituições museológicas desde 2000. Atendendo aos projetos surgidos na primeira década deste século, parece existir uma linha difusa entre a cultura independente e a institucional, em que a primeira tende a institucionalizar-se e a segunda a adotar dinâmicas de trabalho experimentais e alternativas. A motivação central deste projeto é aprofundar a investigação sobre um tema insuficientemente estudado em Portugal, mas cuja relevância no âmbito internacional é indiscutível, ampliando o enquadramento geográfico de análise ao espaço ibérico e constituindo as bases para a inscrição e projeção do conhecimento produzido em redes de investigação internacionais.
Durante a sua residência, os investigadores são integrados na comunidade do museu, e terão como interlocutores privilegiados os alunos da pós-graduação e doutorandos do Centro de Estudios do MNCARS. Numa série de seminários, os residentes fornecerão aos alunos ferramentas e conhecimentos para que eles possam, por sua vez, desenvolver os seus próprios projetos. Esta iniciativa é resultado de uma colaboração entre a Conferência de Reitores das Universidades Públicas de Madrid (Cruma), Banco Santander e do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
Sandra Vieira Jürgens é crítica, historiadora de arte e investigadora do Instituto de História da Arte da FCSH-UNL, na linha temática “Exhibition”/“Museum Studies”. É doutorada pela FBAUL com a tese “Instalações Provisórias: independência, autonomia, alternativa e informalidade nas práticas artísticas e expositivas em Portugal no século XX” (2014) e licenciada em História da Arte pela FCSH/UNL (1997). Dirige a publicação online Wrong Wrong (www.wrongwrong.net) e a plataforma digital raum: residências artísticas online(www.raum.pt), projetos da associação Terceiro Direito. Concebeu e dirigiu a Artecapital (2006-2013), foi editora da Artes & Leilões (2007-2010) e crítica de arte das revistas Arte y Parte (2001-2007) eL+Arte (2005-2007), mantendo colaboração na Arq|a —Arquitetura e Arte.
Link MNCARS: http://www.museoreinasofia.es/pedagogias/centro-de-estudios/residencias-investigacion/2015-2016