O grupo de investigação Medieval and Early Modern Art Studies do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas /NOVA encontra-se a preparar o I Simpósio de História da Arte subordinado ao “O Retábulo no espaço Iberoamericano: forma, função e iconografia”, que decorrerá na FCSH a 26 e 27 de novembro.
O Simpósio pretende divulgar a recente investigação desenvolvida em Portugal, Espanha, Brasil, México, Uruguai, Perú e Colômbia. Neste encontro científico, a eleição das três vertentes de análise – forma, função e iconografia – constituirá o mote para a abordagem histórico-artística da arte retabular. Quem eram os artistas ou oficinas capazes de idealizar as imponentes “máquinas” retabulares que adornam todo o espaço iberoamericano? Quais foram os principais mecenas e agentes do mercado artístico intervenientes na execução das obras? Que materiais estavam disponíveis para a conceção dos retábulos? Que leituras podemos construir perante a complexidade dos seus programas iconográficos?
Deste modo, o Simpósio distribui-se em torno de 4 painéis;
– Painel 1: O Retábulo Iberoamericano: identidades, transferências e assimilações;
– Painel 2: O Retábulo e o espaço: desenho, arquitetura, pintura e escultura;
– Painel 3: O Retábulo e a iconografia: interpretação, significado e função;
– Painel 4: O Património retabular: conservação, restauro, defesa e valorização.
Dada a numerosa submissão de papers (108 no total), a Comissão Organizadora e Científica decidiu que os painéis iriam decorrer com sessões em simultâneo, aceitando-se metade dos papers submtetidos. Assim, contaremos com a presença de 56 oradores provenientes de Portugal, Espanha, Brasil, México, entre outros.
Contaremos ainda com a presença de 4 Keynotes speakers:
Eduardo Pires de Oliveira doutorado em 2012 com a tese “André Soares e o rococó do Minho”, na Universidade do Porto. Desde 1977, já escreveu sobre o tema cerca de 150 livros e artigos em revistas científicas e actas de congressos. É considerado um dos maiores divulgadores do património bracarense e do Minho.
Fátima Halcon, Doutora em História da Arte e Professora Titular de História da Arte Hispanoamericana do Departamento de História da Arte da Universidade de Sevilha. Autora de numerosos livros e artigos, a sua principal linha de investigação está centrada no estudo da arte barroca em Espanha e território iberoamericano, dando especial enfoque às vertentes da arquitectura e da retábulística. Comissária e coordenadora de diversas exposições em Espanha e no estrangeiro, tem participado também em diversos projectos de investigação patrocinados pela Getty Trust Foundation, a Secretaria de Relaciones Exteriores de México e a Junta de Andalucía.
Francisco Herrera, Doutor em História da Arte e Professor Titular de História da Arte do Departamento de História da Arte Moderna na Andaluzia e América da Universidade de Sevilha. Autor de numerosos livros e artigos, a sua principal linha de investigação está centrada no estudo da arte barroca em Espanha e território iberoamericano, dando especial enfoque às vertentes da arquitectura e da retábulística. Tem participado também em diversos projectos de investigação internacionais financiados, entre os quais um dedicado às relações e intercâmbios artísticos entre Sicília e Andaluzia.
Francisco Lameira doutorado em 2000 com a tese A Talha no Algarve durante o Antigo Regime, na Universidade do Algarve, onde é docente. Da sua vasta obra sobre talha destacam-se os vários volumes da colecção “Promontória Monográfica”, que compreendem o património retabular da Companhia de Jesus, das Misericórdias Portuguesas, das Dioceses de Beja, Setúbal, Funchal e da Arquidiocese de Évora.
Os interessados em assistir ao evento deverão formalizar a sua inscrição através das indicações da organização (aqui). Porém, alertamos que face à capacidade de lugares da sala, deverão formalizar o Vosso interesse em assistir ao Simpósio através do envio de e-mail para ubarrocoiberoamericanoportugal@gmail.com, e só posteriormente, após recepção do e-mail por parte da organização, deverão realizar o pagamento e submeter a ficha de inscrição (aqui).
Consultar programa (aqui) e livro de resumos (aqui).