O Encontro Portugal – Galiza, dedicado ao tema”Mosaicos Romanos – Fragmentos de Cultura nas Proximidades do Atlântico”, realizado entre 6 e 7 de Julho de 2013 no Museu da Villa Romana do Rabaçal – Município de Penela, Beira Litoral, Museu D. Diogo Sousa – Direcção Regional de Cultura do Norte, e Museu Provincial de Lugo – Galiza, foi uma reunião com especificidades muito próprias no âmbito do Estudo do Mosaico Antigo.
Foi promovido pelo Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, pela Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Mosaico Antigo, secção portuguesa da AIEMA, pela Faculdade Xeografía e Historia da Universidade de Santiago de Compostela e pela Faculdade de Humanidades de Lugo. Teve também o apoio de outras instituições de Portugal, Galiza e outras regiões de Espanha, França, Itália, Marrocos e Turquia. Este Encontro reuniu cerca de 80 intervenientes.
Tratou-se de uma experiência de partilha de conhecimentos entre universidades, museus locais e regionais, autarquias, associações, escolas, empresas de conservação e investigadores independentes, enriquecida com a visita a museus de sítios arqueológicos onde decorrem estudos e planos de salvaguarda. Foi, simultaneamente, uma oportunidade de aproximação entre as comunidades próximas dos vários museus e sítios arqueológicos representados.