ENCONTRO MUST 2015

O Museu Nacional de Soares dos Reis e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto acolheram o seminário anual da linha MuST – Museum studies do IHA, nesta edição dedicado a “Nacionalidade, identidade, mobilidade: geopolítica e exposições de arte”, entre os dias 26 e 27 de Novembro.
No dia 26, teve lugar a inauguração da exposição “Histórias da participação portuguesa na Bienal de São Paulo” no Museu Soares dos Reis. A exposição, aberta até 31 Janeiro 2016 e organizada pela professora Lúcia Almeida Matos, teve como ponto de partida o trabalho de investigação de doutoramento de Lígia Afonso e a colaboração das doutorandas do IHA Isabel Falcão, Andreia Magalhães e Teresa Azevedo.
O programa do dia 27 integrou um total de dez comunicações de grande qualidade: cinco por investigadores do IHA e as restantes por investigadores externos, provenientes do Brasil, Espanha e Portugal. As apresentações, abrangendo diferentes períodos históricos (séculos XIX, XX e XXI), vários contextos (portugueses e internacionais) e incluindo numerosos casos, ofereceram pontos de partida para pertinentes reflexões sobre como os conceitos de nacionalidade e identidade podem intervir nas exposições de arte. O facto de as comunicações abordarem temáticas semelhantes a partir de diferentes perspetivas como, por exemplo, a participação portuguesa em vários eventos internacionais, a formação de um conceito de arte nacional em Espanha e Portugal, ou as diversas formas de internacionalização da arte portuguesa a partir dos anos cinquenta, proporcionou oportunidades para explorar futuras colaborações entre os participantes.
Depois de uma visita à exposição de Manuel Casimiro Identidade(s)2, no Pavilhão de Exposições da FBAUP, o encontro concluiu-se com a conferência de Lucy Steeds (Central Saint Martins, University of the Arts London and Afterall), intitulada What Accent Does An Artwork Assume in a New Exhibition Context?, que suscitou um interessante debate sobre os significados que as obras de arte podem assumir quando mudam de contexto e lugar de exposição.

 

CONSULTE AQUI O PROGRAMA
CONSULTE AQUI O CALL FOR PAPERS