Workshop Crítica e Curadoria
26 de Fevereiro
FCSH, Edifício ID, Sala Multiusos 2, 14h30
Organização: IHA, FCSH, Universidade Nova de Lisboa / Núcleo Arte, Crítica e Política
Nuno Crespo, Sandra Vieira Jürgens, André Silveira, Luísa Salvador (IHA, FCSH, Universidade Nova de Lisboa)/
João Pedro Cachopo (CESEM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
CARTAZ
PROGRAMA
Oradores convidados:
Conferência “A Virada Curatorial”
Luiz Camillo Osorio (Rio de Janeiro, 1963) – Doutor em Filosofia, Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Entre 2009 e 2015 foi Curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015 foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Foi crítico de arte do jornal O Globo entre 1997 e 2008 e do conselho de curadoria do MAM-SP entre 2006 e 2008. Publicou ensaios e críticas em revistas e catálogos e fez curadorias independentes no Brasil e no exterior.
Mesa Redonda “Curadoria em modo crítico”
David Santos – Historiador de arte e curador de arte moderna e contemporânea. Doutorado em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. É atualmente Curador-Geral da BF16 (Bienal de Fotografia / V.F. Xira). Foi Diretor do Museu do Neorrealismo de 2007 a 2013 e Diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado de dezembro de 2013 a julho de 2015.
Paulo Mendes – Artista plástico de formação, comissário de exposições e produtor de projetos culturais. Apresenta o seu trabalho individualmente e em coletivo desde o início da década de 90.
Ao longo de vinte e cinco anos de trabalho, participou em aproximadamente trezentos projetos expositivos e performativos, tendo comissariado e produzido mais de setenta exposições, independentes e institucionais, que marcaram o desenvolvimento do trabalho de uma nova geração de criadores e lhe proporcionaram um extenso conhecimento das práticas artísticas em Portugal.