Desenvolvendo-se entre Maio de 2013 e Novembro de 2015, financiado pela FCT, este projecto resultou de uma parceria entre o Instituto de História da Arte/FCSH/NOVA, o Departamento de Património Cultural/CML, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (DGLAB) e o NOVALINCS – Laboratory for Computer Science and Informatics da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA).
A constante ligação com as fontes e com os arquivos detentores delas (principalmente o Arquivo Municipal de Lisboa e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo) concretizou-se na consulta e disponibilização de fontes manuscritas e cartográficas inéditas que se constituíram como uma inegável mais-valia para a compreensão da cidade e suas casas religiosas. Paralelamente, os colóquios realizados no âmbito do projecto e as várias comunicações apresentadas em encontros nacionais e internacionais permitiram uma divulgação alargada do projecto e a constituição de uma profícua rede de contactos com investigadores nacionais e estrangeiros.
Os resultados do projecto encontram-se disponíveis em http://lxconventos.cm-lisboa.pt, site composto por registos individuais de inventário georreferenciados, textos genéricos sobre a temática, casos de estudo e uma inédita e extensa base de dados de legislação relacionada com o assunto.
Para 2016 prevê-se a publicação das actas do colóquio internacional Lx-Conventos realizado em Novembro de 2015, na Revista de História da Arte – Série W, e uma monografia que permitirá divulgar, a todos os tipos de público, a história dos conventos de Lisboa.