Colóquio “O Sentido do Gesto e a Sua Memória: A Vida Quotidiana ao longo da História”
FCSH, 13 e 14 de Abril
Organização:
André Filipe Neto (2º ano do 2º ciclo de História/CHAM-FCSH/NOVA-UAc)
Andreia Fontenete Louro (3º ano do 1º ciclo de História – FCSH/NOVA)
Leonardo Aboim Pires (1º ano do 2º ciclo de História – FCSH/NOVA)
Mariana Alves Pereira (3º ano do 1º ciclo de História – FCSH/NOVA)
Este colóquio pretende ser um espaço para olharmos as contribuições dos estudos da vida quotidiana na construção do conhecimento sobre diferentes épocas, fruto uma vontade de promover e evidenciar a interdisciplinaridade na investigação, convocando a este lugar de diálogo a Arqueologia, a História e a História da Arte.
É um encontro de linguagens, métodos, objectos de estudo, professores e alunos. O gesto, ou os gestos, – que nos remetem para o dia-a-dia, para as presenças e para as ausências, para as gestualidades e os seus cânones – pretendem ser uma via de entrada para nos aproximarmos das diferentes dimensões que compõem o quotidiano.
O Instituto de História da Arte, bem como outras unidades de investigação da FCSH (CHAM, IEM e IHC), associou-se a esta iniciativa de um conjunto de alunos de História da FCSH, disponibilizando os seus recursos de impressão gráfica, bem como apoiando a divulgação do evento. O colóquio contará também com comunicações de quatro investigadores do IHA: Jorge Rodrigues, Joana Ramôa Melo, Margarida Brito Alves e Bruno Marques.