International Conference Penetrable / Traversable / Habitable – Programa já disponível

Cartaz Penetrable A3
Penetrable / Traversable / Habitable:
Exploring spatial environments by women artists in the 1960s and 1970s
International conference
Lisbon, Portugal
19-20 May 2016
Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian
Deadline for submission: 28th February 2016
Organization:
IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa

LOGO IHA FOOTER AWARE Logo AWARE
In partnership with:
Fundação Calouste Gulbenkian

Logo Gulbenkian

Sponsors:
Luso-American Development Foundation

FLAD

 Theano Advisors

Logo Theano Advisors

ENTRADA LIVRE
Consulte o programa aqui.
Consulte o livro de resumos aqui.
Consulte o Call for Papers aqui.
O Instituto de História da Arte, FCSH, NOVA, com o objectivo de organizar esta conferência − liderada pelas investigadoras Margarida Brito Alves e Giulia Lamoni, do grupo de Estudos de Arte Contemporânea do IHA − associou-se à AWARE – Archives of Women Artists, Research and Exhibitions.
Imagem Camille Morineau
Dirigida por Camille Morineau − que exerceu durante dez anos as funções de conservadora das colecções contemporâneas do Centre Pompidou, em Paris − a AWARE é uma associação sediada em Paris que pretende promover o estudo das mulheres artistas do século XX, através de investigação e da organização de palestras, exposições e publicações.

 

Keynote speakers:
Chaterine de Zegher fotoCatherine de Zegher, Directora do Museu de Belas Artes, Ghent, Bélgica
Curadora internacional, historiadora e crítica de arte contemporânea, dirige actualmente o Museu de Belas Artes de Ghent, tendo participado em diversas Bienais de Arte – como a Bienal de Sydney, em 2012, onde exerceu a função de co-directora artística, ou a Bienal de Veneza, em 2013, enquanto a curadora do Pavilhão Australiano. Entre outras obras, é autora de  Inside the Visible: An Elliptical Traverse of Twentieth-Century Art in, of, and from the Feminine, editada pela MIT Press e resultante de uma exposição de que foi curadora no Instituto de Arte Contemporânea de Boston. A sua mais recente publicação intitula-se Women’s Work. Is Never Done, um conjunto de ensaios sobre mulheres artistas contemporâneas.

 

Jenni sorkin 2Jenni Sorkin, Professora Auxiliar de História da Arte Contemporânea no Departamento de História da Arte e Arquitectura da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA
Professora Auxiliar na Universidade da Califórnia e crítica de arte, centra a sua investigação nas intersecções entre género, cultura material e arte contemporânea.  Conta com diversas publicações em revistas de prestígio, como a New Art Examiner ou a Art Journal. Foi oradora convidada de vários museus, como o Bellevue Art Museum ou o Museum of Contemporary Art, em Miami.
Bolseira do American Council of Learned Societies (2014-15), do Center for Craft, Creativity, and Design (2012), do Getty Research Institute (2010-11), e do ACLS/Luce Fellowship in American Art (2008). Em Abril, será publicada pela University of Chicago Press a sua obra Live Form: Women, Ceramics and Community, que estuda a confluência entre o género, o trabalho artístico e a história da cerâmica do pós-guerra.

 

Com esta colaboração, o IHA dá sequência e reforça o seu projecto de estabelecer redes de trabalho e troca de conhecimento com instituições e parceiros internacionais.