A exposição Alves Cardoso (1882-1930): Alma Mater, patente na Galeria Millennium, em Lisboa, de 7 de Setembro a 29 de Outubro de 2016, é fruto do projecto de investigação estabelecido através do protocolo mantido entre a Fundação Millennium bcp e o Instituto de História da Arte/FCSH/NOVA para o estudo da Colecção Millennium bcp de pintura portuguesa dos séculos XIX-XX.
Resultado da investigação da bolseira Daniela Simões, que se dedicou ao estudo da obra deste pintor e cujo trabalho foi coordenado cientificamente pela Prof.ª Doutora Raquel Henriques da Silva, esta exposição pretende apresentar uma proposta renovada de problematização e interpretação da obra do pintor, partindo das várias acepções da expressão latina em questão. Normalmente utilizada para designar “aquela que alimenta”, remetendo para um sentido de maternidade e fertilidade, Alma Mater é igualmente empregada para designar o lugar de origem de algo ou alguém, apresentando, por isso, uma aproximação frequente à ideia de Pátria, havendo ainda situações em que o seu uso pretende designar a instituição de ensino ou escola de pensamento em que determinado indivíduo se insere. Trata-se da primeira exposição monográfica do artista em contexto museológico. Além da exposição, foi elaborado um livro sobre o pintor.
Este projecto de investigação, coordenado cientificamente pela Prof.ª Doutora Raquel Henriques da Silva, prosseguirá com o estudo de outro artista presente na Colecção Millennium bcp, estando já prevista a abertura de uma nova bolsa de investigação para breve.