Keynote Ferran Barenblit, Director do MACBA, com a moderação de Helena Barranha – 08.03.2017 / Diogo Bento
A conferência internacional The Museum Reader: what practices should 21st century Museums pursue, how and why? decorreu ao longo dos dias 9 e 10 de Março no MNAC – Museu do Chiado. O Instituto de História da Arte agradece a todos os oradores, moderadores e participantes, bem como à vasta audiência que acompanhou os trabalhos (130 pessoas) deste evento, organizado por Sandra Vieira Jürgens (IHA, FSCH, NOVA) e Emília Tavares (MNAC – Museu do Chiado) e que teve por objectivo pensar, reflectir e debater novas realidades, práticas e condições de trabalho detectadas nos museus deste século XXI.
Os dois dias contaram com intervenções dos keynotes Ferran Barenblit (Director, Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona – MACBA, Espanha) e Pieternel Vermoortel (FormContent, KASK/Ghent, Goldsmiths, University of London) e um programa de 16 comunicações seleccionadas por um processo de Open Call.
No último dia, realizou-se uma mesa-redonda com a participação de artistas dedicada à discussão do tema Disaster Capitalism: Practices and theories of resistance and reinvention, que teve por enquadramento a exposição Debaixo do Vulcão de Hugo Canoilas, patente no MNAC – Museu do Chiado, e durante o período do evento teve lugar a exibição de uma selecção de obras cinematográficas relevantes para a reflexão sobre o imaginário do museu, programada por Susana Mouzinho, que contou com filmes de Anna Artaker, Christoph Meier, Harun Farocki, Lasse Lau, Manthia Diawara e Marcelo Felix.
Uma selecção das comunicações apresentadas na conferência será agora publicada num número especial da revista Wrong Wrong (wrongwrong.net).
Esta semana a conferência The Museum Reader será tema do programa Encontros com o Património na TSF, cuja emissão terá lugar no próximo sábado dia 18 de Março (sábado), às 12h10, com repetição domingo depois da 01h00.
Partilhamos ainda a notícia publicada pela LUSA sobre a comunicação de Ferran Barenblit – “Os Museus devem ser desconfortáveis para quem os visita”–, na manhã de quinta-feira, antes da visita inesperada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
The Museum Reader: An International Conference
Mais informação aqui, aqui aqui
Suzana Mouzinho (curadora do programa de filmes), Sandra Vieira Jürgens e Emília Tavares (organizadoras de The Museum Reader) e Aida Rechena, Directora do MNAC – 08.03.2017 / Diogo Bento
Presidente da República presente na Conferência Internacional: The Museum Reader – 08.03.2017 / Diogo Bento