QUEM É QUEM NA MUSEOLOGIA PORTUGUESA
por Joana d’Oliva Monteiro e Emília Ferreira
Lançado em Janeiro de 2017, o Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa é um projecto inédito. Integrado na linha de investigação Museum Studies (MuSt) do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, coordenado por Raquel Henriques da Silva, Emília Ferreira e Joana d’Oliva Monteiro, tem como objectivo prioritário facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização actualizada das personalidades ligadas à museologia portuguesa (actuantes em todas as tipologias científicas museais). Visa, igualmente, contribuir para problematizar o Museu como instituição na História, reabilitando o género biografia.
Encerrada a chamada para trabalhos, que decorreu entre 8 de Fevereiro a 24 de Março de 2017, importa sublinhar a grande receptividade do projecto. Assumindo, nesta primeira fase, o período do século XVIII aos anos 60 do século XX, as propostas submetidas aproximam-se das duas centenas.
Com resultados tão francamente animadores, cumpre-nos agradecer o interesse manifestado por um conjunto alargado de investigadores oriundos de diversas áreas científicas. A generosa e rigorosa partilha de contributos colhidos, mesmo neste estádio inicial de resumos, permite antecipar um relevante contributo para a história dos museus em Portugal, desígnio central da linha MuSt do IHA, cujo Projecto de Investigação Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (PTDC/EAT-MUS/101463/2008) (2010-2013) se assumiu desde o início como impulsor de uma futura História dos Museus em Portugal.
COORDENAÇÃO EDITORIAL
Raquel Henriques da Silva (IHA-FCSH/NOVA)
Emília Ferreira (IHA-FCSH/NOVA)
Joana d’Oliva Monteiro (IHA-FCSH/NOVA)