UMA MULHER PARA DOIS de Ernst Lubitsch
Ciclo de cinema “Género e Identidade”, 24 de Maio, Cinema Medeia (Lisboa)
Na próxima sessão do ciclo “Género e Identidade”, a 24 de Maio, será exibido o filme UMA MULHER PARA DOIS de Ernst Lubitsch.
Vegetal, animal ou mineral? Animal. Dois homens (Gary Cooper e Fredric March) e uma mulher (Miriam Hopkins). Ela diz estar com um dilema “de homem”. Ama ao mesmo tempo dois artistas falhados e de maus modos (“hooligans”): um dramaturgo e um pintor que são como unha e carne. Para decidir com quem ficar, ela firma com eles um pacto “de cavalheiros” em que o sexo está proibido – é uma perda de tempo – e em que esta será “uma mãe das artes”, verdadeira “musa ao contrário” colocada no vértice mais afiado de um triângulo amoroso todo “hotsy-totsy”. Design for Living é uma adaptação de uma peça de Noël Coward ao grande ecrã realizada pelo toque magistral de Ernst Lubitsch.
Após a projecção desta obra haverá um debate com a participação de Maria João Madeira (programadora da Cinemateca) e Cláudia Coimbra (investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestranda em Estudos Culturais e de Género), moderado por Luís Mendonça (investigador e co-fundou do site de cinema À pala de Walsh).
Preço reduzido em dia de Festa do Cinema (2,50€). Aproveite para ver ou rever esta obra-prima de Ernst Lubitsch.
Organização: Cluster Photography and Film Studies – Instituto da História da Arte/FCSH/NOVA, Leopardo Filmes e Medeia Filmes
Curadoria: Bruno Marques, Luís Mendonça, Mariana Marin Gaspar e Sabrina D. Marques
Mais informações:
Programa do ciclo
Call for papers
Divulgação da sessão no website do Cluster:
http://photofilmiha.weebly.com/uma-mulher-para-dois_filme.html
Divulgação do evento no facebook:
https://www.facebook.com/events/1482871981763324/