Ciclo Colecionar Arte: conversas a partir de coleções particulares

O Instituto de História da Arte associa-se à organização do Ciclo Colecionar Arte: conversas a partir de coleções particulares, no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, conduzido por Adelaide Duarte. Desta nova parceria com a Direção dos Amigos do Museu do Chiado irá resultar a publicação em livro do conjunto das sessões realizadas.
Na última conversa (6 de junho), ficámos a conhecer a coleção de arte contemporânea que Luís Ferreira tem vindo a reunir, sobretudo de artistas portugueses. Com obras realizadas a partir das últimas duas décadas, em pintura, desenho, escultura, fotografia e instalação, a coleção compreende todos os médiuns artísticos. Com gosto para formar núcleos, Luís gosta de acompanhar o desenvolvimento dos seus artistas eletivos, alguns desde o início das suas carreiras.  Numa conversa conduzida por Leonor Leite, Luís Ferreira falou sobre as motivações para colecionar, no gosto, nas obras, na estratégia e no modo como vive as dinâmicas do mercado da arte português.
Luís Ferreira é um profissional na área da saúde e um apaixonado por arte. Esta paixão foi crescendo por influência da literatura que consumia com avidez, desde muito jovem quando vivia em Abrantes. Começou a colecionar aos 24 anos e esta prática continuada cedo conquistou reconhecimento e admiração no mundo da arte.

Leonor Leite é consultora de arte e diretora comercial da galeria Kubik. Mestre em Gestão de Mercados de Arte, na sua tese analisou o tema do colecionismo, com enfoque para as motivações dos colecionadores.