Seminário Internacional – Práticas de Arquivo em Artes Performativas

Seminário Internacional 
PRÁTICAS DE ARQUIVO EM ARTES PERFORMATIVAS
16, 17 e 18 de novembro de 2017
Inscrições até 12 de Novembro de 2017.

 

Partindo da colaboração entre o IHA/FCSH/NOVA, o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Ceis20) e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), irá realizar-se o Seminário Internacional “Práticas de Arquivo em Artes Performativas”. 
O Seminário tem como foco as práticas de arquivo em artes performativas, tendo em consideração:
(1) os diversos contextos e ocorrências disciplinares (Teatro, Dança, Performance, Música);
(2) as resistências e as possibilidades de constituição do arquivo na conjuntura tecnológica e mediatizada da atualidade;
(3) as dinâmicas que se estabelecem entre o arquivo documentado/documentável e as práticas contemporâneas de criação e corporização da memória (embodied memory).

 

O evento decorrerá no Teatro Académico de Gil Vicente (dia 16 de novembro) e no TNSJ/Mosteiro São Bento da Vitória (17 e 18 de novembro). Cada um dos dias abre com uma conferência plenária, seguindo-se a apresentação, análise e debate de casos nacionais e internacionais.
Está prevista a realização de dois workshops, respetivamente sobre “Documentação e Indexação em Artes Performativas” e “Software e Gestão de Arquivos Digitais”.
Numa segunda fase, será publicada uma monografia com uma seleção de textos apresentados, documentando o debate e inscrevendo-o a seu modo no espaço público, junto da comunidade de criadores, investigadores, agentes e instituições do meio artístico.

 

Coordenação:
Cláudia Madeira (IHA/FCSH-UNL)
Fernando Matos de Oliveira (Ceis20-UC/TAGV)
Hélia Marçal (IHA/FCSH-UNL)

 

Programa disponível aqui.
Informação detalhada sobre as inscrições disponível aqui.