Conversa I: Atlântico Vermelho no Padrão dos Descobrimentos
10 de Dezembro de 2017 | 11h00 | Padrão dos Descobrimentos, Av. Brasília, 1400-038 Lisboa
Conversa orientada por Ana Gonçalves (FBAUL) e António Camões Gouveia (FCSH/NOVA) em torno da exposição Atlântico Vermelho da artista brasileira Rosana Paulino.
A partir da fotografia, da pintura, do desenho e de impressão digital sobre tecido, Rosana Paulino confronta os cânones da produção e da difusão colonial. Como escreve António Pinto Ribeiro no catálogo: “A obra de Rosana Paulino é uma permanente reclamação pelo reconhecimento dos negros na História, mas também pelo reconhecimento contemporâneo dos afrodescendentes” e, ao mesmo tempo, a materialização desta reclamação na denúncia dessa violência.
Uma iniciativa do Cluster Photography and Film Studies do Instituto de História de Arte/FCSH/NOVA, do Projecto FCT/PTDC/CPC-HAT/4533/2014, “Fotografia Impressa Imagem e Propaganda (1934- 1974)” e do Padrão dos Descobrimentos, integrada no Programa de Visitas Guiadas Atlântico Vermelho, a partir de um projecto expositivo de Rosana Paulino, no âmbito de Passado e Presente – Lisboa, capital Ibero-americana 2017.
Organização: Filomena Serra (IHA/FCSH/NOVA) e Bruno Marques (IHA/FCSH/NOVA)
+ info: https://photofilmiha.weebly.com/rosana-paulino.html
fb event: https://www.facebook.com/events/1655499207844604/
![]() |
![]() |
![]() |