O nº 6 da RHA, série W, integra uma selecção de comunicações e de registos das mostras documentais e artísticas apresentadas no Simpósio Internacional “Performance Arte Portuguesa: 2 ciclos para 1 arquivo“, que decorreu no Museu Berardo, entre 20-22 de julho de 2016.
Este número dá visibilidade a alguns fragmentos da História da performance arte em Portugal que têm sido desenvolvidas por um grupo interdisciplinar de investigadores (da História de Arte, da Sociologia, das Ciências da Comunicação, da conservação, etc.), e regista de forma inovadora, os debates que foram desenvolvidos durante o simpósio, pondo em diálogo diversos protagonistas deste campo, veja-se a rubrica “Diálogos performativos”.
De destacar o dossier temático interactivo, com a mostra artística, que complementou o simpósio no Museu Berardo em Julho de 2016, e onde foram apresentados trabalhos de diversos artistas de várias gerações que usam como media a performance ou a performatividade e ainda alguns registos da mostra documental/ bibliográfica desenvolvida por Manuel Barbosa a partir do seu arquivo pessoal.
Coordenado por Cláudia Madeira, (IHA/FCSH/UNL;Professora do Departamento de Ciências da Comunicação FCSH/NOVA), investigadora integrada no grupo CASt, Hélia Marçal (DCR/FCT; IHA/FCSH/UNL), investigadora doutoranda no grupo MuSt, e Fernando Matos Oliveira (Ceis20|UC), este número apresenta-se como um contributo importante que pretende dar a conhecer a história e as práticas da performance arte em Portugal.
O pré-lançamento deste número aconteceu a 18 de novembro de 2017, no Convento de São Bento da Vitória, no Porto, no âmbito do Simpósio Internacional “Práticas de Arquivo em Artes Performativas”.
Ambos os simpósios tiveram organização conjunta do Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.
N.º 6 / 2017, Portuguese Performance Art: ficheiro pdf
site RHA Série W: http://revistaharte.fcsh.unl.pt/