Colóquio Igreja de Santa Maria de Loures: descodificar o passado, projectar o futuro
Dia 14 de Abril de 2018
Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte|Loures
No dia 14 de Abril de 2018 terá lugar o colóquio subordinado ao tema Igreja Matriz de Loures: descodificar o passado, projectar o futuro. Organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela Paróquia de Loures, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loures e da Junta de Freguesia de Loures.
O evento, promovido no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural (AEPC 2018) visa a abordagem científica às várias artes presentes na igreja matriz de Loures, desde a época medieval até à contemporaneidade. Serão abordados aspectos como a história da paróquia, os vestígios medievais revelados pelas campanhas de arqueologia, a epigrafia das lápides sepulcrais e, ainda, a pintura, escultura, obras de arquitectura e pedraria, iconografia e intervenções do século XX, culminando na apresentação dos projectos que visam a divulgação e dinamização do património em apreço. Pretende-se, assim, apresentar uma revisão dos estudos conhecidos e trazer a público novas investigações e contributos para o mais aprofundado conhecimento da História e da Arte presentes neste imóvel classificado como Monumento Nacional, em 1910.
Conta com as participações de Maria João Pereira Coutinho e Sílvia Ferreira, investigadoras integradas do IHA e ainda com as intervenções de investigadores da Divisão de Cultura-Área de Museus da Câmara Municipal de Loures, do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, do Artis, Centro de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, entre outros.