Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa BI (Doutor) no âmbito do Projecto Investigador FCT “Pop, Experimental, Political. Women, Art and the Global Sixties in Latin America” / Projecto exploratório “Artists and Radical Education in Latin America, 1960s1970s” /Instituto de História da Arte, IF/00537/2015, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições:
Área Científica: História da arte
Requisitos de admissão:
1. Requisitos necessários: – Habilitação académica: Doutoramento em História da Arte, ou Estética, ou Estudos Artísticos, ou Estudos Culturais, ou Antropologia, ou Sociologia, com um enfoque específico nos desenvolvimentos artísticos na América Latina na segunda parte do século XX. – Excelentes competências linguísticas em português e/ou em espanhol, muito boas competências linguísticas em inglês. – Experiência de investigação num ou mais países na América Latina. – Dedicação exclusiva.
2. Fatores preferenciais: – Publicação de textos em livros, catálogos e revistas com avaliação por pares sobre arte moderna e contemporânea na América Latina. – Realização de projectos culturais neste âmbito específico (projectos de investigação, curadoria, edição de livros, ensino). – Experiência de trabalho em equipa. – Provado interesse nas intersecções entre feminismo e história da arte. – Provada capacidade de iniciativa.
Plano de trabalhos:
1. Trabalhos a desenvolver: – Desenvolver investigação à volta da temática do projeto : “Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s” sob a coordenação da IP do projeto, Giulia Lamoni. – Desenvolver investigação de campo em arquivos em um ou mais países na América Latina, de acordo com o programa de pesquisa estabelecido pela equipa do projeto e coordenado pela IP. – Participar em viagens de pesquisa com os outros membros da equipa ou individualmente, segundo o programa estabelecido pela equipa do projeto e coordenado pela IP. A duração das estadias será determinada pelo próprio programa de pesquisa, procurando sempre que possível harmonizá-las de acordo com as disponibilidades individuais. – Contribuir ativamente na organização de seminários, de um colóquio internacional no âmbito do projeto e na edição de um volume de ensaios (edição digital). – Participar como orador, quando assim programado, nos seminários organizados no âmbito do projeto, nacional e internacionalmente, e em colóquios internacionais relacionados com a temática do projeto. – Contribuir para os outputs do projeto através da submissão de artigos para revistas com revisão por pares, nacionais e internacionais. – Contribuir ativamente para o desenvolvimento de uma rede internacional de contactos no âmbito do projeto. – Contribuir ativamente na gestão orçamental e administrativa do projeto. – Gerir a base de dados do projeto. – Criar e gerir a plataforma on-line do projeto.
2. Objetivos a atingir: – Produção de conhecimento/publicações: submissão de 2 artigos em revistas nacionais e internacionais com avaliação por pares, fruto da investigação no âmbito do projeto, e publicação de um texto no volume editado no âmbito do projeto. – Produção de conhecimento/seminários e colóquios: participação como orador nos seminários e no colóquio organizados no âmbito do projeto. – Organização de pelo menos um seminário internacional no âmbito do projeto, em colaboração com todos os membros da equipa. – Organização de um colóquio internacional no âmbito do projeto, em colaboração com todos os membros da equipa. – Contribuição no estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais para o projeto e para o seu futuro desenvolvimento. – Criação de uma plataforma on-line para o projeto.
Legislação e regulamentação aplicável (regime de atividade): a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor. http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Giulia Lamoni.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em novembro de 2018.
Condições financeiras da bolsa (remuneração): O montante da bolsa corresponde a € 1495, pago mensalmente e por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). Ao valor da bolsa acresce o seguro social voluntário (SSV – 1º escalão)correspondente, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção:
Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: 1. Curriculum Vitae (70%): Adequação do CV aos requisitos de admissão; 2. Motivação para integrar a equipa do projeto (10%, carta de motivação); 3. Avaliação de um texto da autoria do candidato, publicado ou aceite para publicação (10%); 4. Entrevista (10%).
Todos os parâmetros serão avaliados numa escala de zero a vinte valores.
Só os candidatos cujo Curriculum Vitae se adeque aos requisitos de admissão serão convidados para a entrevista.
Composição do Júri de Seleção:
1. Doutora Giulia Lamoni, IHA/FCSH/NOVA, IP do projeto (Presidente do Júri)
2. Professora Doutora Margarida Brito Alves, IHA/FCSH/NOVA (1ª vogal efetiva)
3. Doutor Bruno Marques, IHA/FCSH/NOVA (2º vogal efetivo)
4. Doutora Cristina Pratas Cruzeiro, IHA/FCSH/NOVA (vogal suplente)
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final no web site do Instituto de História da Arte/ FCSH-NOVA, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 03 a 25 de julho 2018.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: 1. Carta de motivação; 2. Curriculum Vitae detalhado; 3. Cópia dos certificados de habilitações; 4. Cartão de cidadão, bilhete de identidade ou passaporte; 5. Um texto relevante publicado pelo candidato, ou aceite para publicação, em formato pdf (artigo, texto de catalogo, capitulo de livro ou outro).
As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para: iha@fcsh.unl.pt, ao cuidado da Doutora Giulia Lamoni e com cc para giulialamoni@hotmail.com, indicando no assunto: Candidatura BI — Artists and Radical Education in Latin America, 1960s-1970s.
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas