Colecção Estudos de Museus

Decorreu no passado dia 03 de Julho, no Museu Nacional de Arte Antiga, a cerimónia de lançamento do mais recente volume da Coleção Estudos de Museus. Intitulado O Marquês de Sousa Holstein e a Formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa, este livro é o resultado da investigação de Doutoramento de Hugo Xavier, membro integrado do grupo de Museu Studies do IHA. Neste trabalho é evocada a história dos esforços empreendidos por  vários agentes, com destaque para o marquês de Sousa Holstein, em prol da organização, conservação, exposição, estudo, promoção e divulgação da Galeria de Pintura da Academia de Belas-Artes de Lisboa (inaugurada em 1868). O estudo contempla também a análise do complexo processo de constituição das coleções desta instituição, por meio de transferências, aquisições ou doações, e que estão na origem do Museu Nacional de Arte Antiga.

Promovida pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e pela editora Caleidoscópio, a Coleção Estudos de Museus é o resultado da constatação de dois fatores: o primeiro, a constatação da carência de publicações de referência em Língua Portuguesa na área dos Museus e da Museologia – nomeadamente estudos aprofundados sobre a História e os desafios contemporâneos dos museus portugueses; o segundo, o aumento do número de teses de Doutoramento neste domínio, cuja divulgação se limitava aos estritos círculos académicos, por não serem editadas. Para concretizar este projeto, a DGPC e a Editora Caleidoscópio definiram uma linha de trabalho – a publicação de teses cujos temas se relacionem com os museus sob a tutela da DGPC – e  constituíram um Conselho Editorial que procede à seleção dos títulos a editar, e que conta com os contributos de Alice Semedo (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Fernando António Baptista Pereira (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa), Pedro Casaleiro (Universidade de Coimbra), Raquel Henriques da Silva (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Vítor Serrão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Clara Frayão Camacho (DGPC;  acumula também a função de revisão editorial das obras).

Os temas já abordados na Coleção Estudos de Museus refletem a diversidade e qualidade dos estudos que têm vindo a ser realizados nas universidades portuguesas, desde perspetivas históricas – o papel de personalidades e instituições (José de Figueiredo, António Augusto Gonçalves, Ernesto de Vilhena, ou o marquês de Sousa Holstein), o colecionismo privado de arte contemporânea em Portugal, ou assuntos da atualidade, tais como as redes de museus, os públicos imigrantes ou a mediação cultural.

Dos doze títulos já publicados, quatro são resultantes de teses de Doutoramento realizadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (volumes 1, 8, 10 e 12), e seis são da autoria de membros integrados do grupo de Museum Studies (MuSt) do  Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa (Joana Baião, Clara Frayão Camacho, Adelaide Duarte, Emília Ferreira, Maria João Vilhena de Carvalho, Hugo Xavier) – claro testemunho da consolidação científica deste grupo de investigação.

Listagem dos títulos já publicados:

  1. Joana Baião, Museus, Arte e Património em Portugal. José de Figueiredo (1871-1937)
  2. Clara Frayão Camacho, Redes de Museus e Credenciação. Uma Panorâmica Europeia
  3. Inês Ferreira, Criatividade nos Museus. Espaços Entre e Elementos de Mediação
  4. Ana Carvalho, Museus e Diversidade Cultural. Da Representação aos Públicos
  5. Duarte Freitas, Memorial de um Complexo Arquitetónico enquanto Espaço Museológico. O Museu Machado de Castro
  6. Adelaide Duarte, Da Coleção ao Museu. O Colecionismo Privado de Arte Moderna e Contemporânea em Portugal
  7. Patrícia Roque MartinsMuseus (In)Capacitantes. Deficiência, Acessibilidades e Inclusão em Museus de Arte
  8. Emília FerreiraLisboa em Festa: A Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882, Antecedentes e Materialização
  9.  Maria da Luz SampaioDa Fábrica para o Museu. Identificação, Patrimonialização e Difusão da Cultura Técnico-Industrial
  10. Maria João Vilhena de CarvalhoA Constituição de uma Coleção Nacional. As Esculturas de Ernesto Vilhena 
  11. Elisabete J. Santos Pereira, Colecionismo Arqueológico e Redes do Conhecimento: Atores, Coleções e Objetos (1850-1930)
  12. Hugo Xavier,  O Marquês de Sousa Holstein e a Formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa