Após ser nomeada, a 24 de Janeiro de 2018, Consultora Cultural de Amakusa para o património nanban, Alexandra Curvelo regressou a Amakusa no passado mês de Junho para trabalhar com colegas japoneses junto dos museus e locais de interesse histórico da ilha. Daqui resultou um relatório que foi apresentado às entidades locais com vista à implementação de medidas e de acções concretas, nomeadamente de âmbito museológico. Esta visita incluiu ainda o contacto directo com alunos do ensino secundário através de uma aula dada na Kawaura Junior Highschool sobre as relações entre Portugal e o Japão nos séculos XVI-XVII e a importância de Amakusa como base da missão cristã.
Entre os dias 23 e 30 de Junho a investigadora esteve em Nagasaki no contexto do programa Erasmus+ ICM MERGING VOICES HIGHER EDUCATION – STAFF MOBILITY FOR TEACHING.
A acção foi integrada na SGHSS – School of Global Humanities and Social Sciences da Universidade de Nagasaki e o programa consistiu numa série de acções de natureza social, cultural e pedagógica, de que se destacam as aulas dadas a alunos do 1º ano da licenciatura, que incluiram uma visita guiada ao Museu dos 26 Mártires. Em vista estão o estreitar dos laços entre a Universidade Nova e a Universidade de Nagasaki e a difusão do conhecimento sobre as relações históricas entre Portugal e o Japão junto da comunidade académica local.