30 outubro a 14 dezembro 2018
Pavilhão 31
Hospital Júlio de Matos
Avenida do Brasil, 53, Lisbon, Portugal (metro: Alvalade)
Private View: 30 out., 18:00 – 20:00
Segunda a Sexta, 10:00 – 16:00
Entrada Livre
O facto de nem todas as coisas poderem ser vistas, não significa que elas não existam. Nem significa que elas não possam, de algum modo, tornar-se presentes. É essa a lógica dos mapas: atribuir presença e permitir visualizar locais e informações geralmente inacessíveis à nossa percepção mais imediata. Invisibilidade e ausência são, assim, noções essenciais à cartografia. Talvez por isso os mapas configurem tão formas poderosas de traduzir novos mundos — sejam eles reais ou imaginados. Porque o seu significado reside na evocação da daquilo que permanece fora dos limites físicos da representação.
Historicamente associados a consolidações (e contestações) de poder e de conhecimento, os impulsos cartográficos dão também resposta a uma profunda e humana necessidade de localização e orientação.
O segundo capítulo de ‘Charting the Invisible’ explora particularmente este sentido de lugar e a forma como nos posicionamos nele. Ao reunir geografias íntimas, paisagens pessoais, identidades colectivas, mundos sem lugar, territórios imaginados, ambientes urbanos com histórias e temporalidades difíceis — o lugar é aqui entendido como uma categoria inconstante e em permanente transformação, ainda que nem sempre visível.
Esta exposição investiga paradoxos de presença e ausência, através de projectos fotográficos que imaginam diferentes interpretações cartográficas da realidade. O mapa, afinal, nunca é o território.
Reunindo o trabalho de 25 fotógrafos, a exposição propõe um diálogo entre artistas portugueses e membros internacionais da Urban Photographers’ Association (UPA). Este é o segundo capítulo, escrito a partir de Lisboa, de uma exposição inicialmente concebida e apresentada em Londres em 2017.
Artistas Participantes: Kamal Badhey, Stefano Carnelli, Paulo Catrica, Andy Day, Diego Ferrari, Lauren Finch, Lene Hald, Paul Halliday, Sayed Hasan, Tanya Houghton, Rachel Jones, Maria José, David Kendall, Luís Lemos, Pedro Letria, Rebecca Locke, Bas Losekoot, Luc Pauwels, Vrinda Seksaria, Yanina Shevchenko, Konstantin Sergeyev, Manuel Vazquez, Nai Wen Hsu, Gesche Würfel, Kyler Zeleny
Curadoria: Susana S. Martins, Stefano Carnelli, Tanya Houghton
P31
Urban Photographers Association
#CitiesofLightLisbon
Instituto de História da Arte/NOVA FCSH
English version – ‘Charting the Invisible II’