Lúcia Matos | Nova diretora da FBAUP

Imagem relacionada

Lúcia Matos será a primeira Diretora da escola desde a fundação da Academia Portuense de Belas-Artes (1836), precursora da atual FBAUP.

Faculdade de Belas Artes do Porto terá pela primeira vez uma diretora

“O Conselho de Representantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) elegeu no passado dia 17 de outubro Lúcia Almeida Matos, Professora Associada da FBAUP, para o cargo de diretora da instituição para o quadriénio 2018-2022. Trata-se da primeira vez que uma mulher chega à liderança da escola nos seus mais de 200 anos de história.
Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da U.Porto (1978) e doutorada em Ciências da Arte pela FBAUP (2003), Lúcia Almeida Matos é docente de Belas Artes desde 1987, altura em que a escola tinha ainda como designação Escola Superior de Belas-Artes do Porto (viria a ser integrada como faculdade da U.Porto apenas em 1992). Diretora do Mestrado em Estudos de Arte (desde 2006) e do Doutoramento em Arte e Design (desde 2015), dirige há vários anos o museu da faculdade e todo o seu programa de exposições.
Em paralelo com a docência e a direção do Museu da FBAUP, Lúcia Almeida Matos é autora de um importante trabalho de investigação – é membro integrado do Instituto de História da Arte (NOVA FCSH) – nos domínios da documentação da produção, exposição e receção da arte contemporânea e no estudo da relação dos artistas da Escola do Porto com a cidade. Entre os vários projetos que coordenou inclui-se “Documentação de Arte Contemporânea”, financiado pela FCT. É atualmente responsável pela participação da FBAUP no projeto internacional “New Approaches in the Conservation of Contemporary Art”, financiado no âmbito das ações Marie Curie Skłodowska, do Programa Horizon 2020 e no projeto “Cooperative Holistic view on Internet Content”, financiado pelo Programa Portugal 2020.
De entre as suas publicações destacam-se os livros Escultura em Portugal no século XX (1910-1969)Henrique Pousão – Diário de um Estudante de Belas Artes e O Monumento da Boavista – escultura, arquitetura e espaço público. Tem ainda contribuído para a reflexão sobre a Universidade do Porto com textos integrados em publicações da UPorto, nomeadamente “Um centro de Belas Artes para a Universidade, a Cidade e a Região” (2006) e “Há Avião para Londres: formação, prática artística e internacionalização –circa 1968” (2014).
No percurso da nova diretora da FBAUP, que sucede no cargo a José Paiva, destaca-se ainda a passagem pelos cargos de diretora do Museu Nacional Soares dos Reis e administradora executiva da Porto 2001, bem como a organização e curadoria de várias exposições baseadas em investigação.
A cerimónia de tomada de posse decorrerá em data a anunciar.”
(Fonte: Notícias Universidade do Porto)