“Adriano de Sousa Lopes. Um pintor na Grande Guerra” de Carlos Silveira em destaque no Ípsilon/Público

“A guerra, na tela”, é o título da crítica de António Araújo ao livro de Carlos SilveiraAdriano de Sousa Lopes. Um pintor na Grande Guerra (Edições 70). Esta obra consiste num estudo monográfico sobre Adriano de Sousa Lopes, pintor oficial do Corpo Expedicionário Português, tema da Tese de Doutoramento do investigador do IHA (ver RUN – Repositório da Universidade NOVA).
Adriano de Sousa Lopes_um pintor na Grande Guerra

Adriano de Sousa Lopes: Um Pintor na Grande Guerra, de Carlos Silveira, 2018 (Edições 70)

“… ao invés de se centrar sobre os aspectos políticos, diplomáticos ou militares do conflito de 14-18, o presente estudo constitui uma exaustiva — e crê-se que definitiva — monografia sobre o pintor Adriano de Sousa Lopes (1879-1944) … Por outro lado, e mais decisivamente, porque este livro, ao contrário do que o subtítulo pode sugerir (‘Um pintor na Grande Guerra’), vai muito para lá das trincheiras da Flandres, acompanhando a trajectória artística de Sousa Lopes até à sua morte, um período onde avultam trabalhos que nada têm a ver com a ‘pintura de guerra’ (v.g., os painéis no Palácio de São Bento), ainda que neles ecoem o som e a fúria das telas de grande formato que hoje se encontram no Museu Militar, em Lisboa, em resultado de uma acção concertada e profícua — mas polémica — do pintor com o arquitecto José Luiz Monteiro.”
Nas palavras de António Araújo, “Carlos Silveira ilumina, de um modo esclarecedor e informado, o percurso de um pintor que, aprecie-se ou não o seu estilo, teve uma importância maior do que julgávamos na arte portuguesa da primeira metade do século XX. Este livro faz-lhe justiça, com base em muitos elementos até aqui desconhecidos. Modelar.”
Leia na integra a crítica no Ípsilon/Público aqui.
Portugal na Grande Guerra; Uma sepultura portuguesa na terra de ninguém, c. 1918. Adriano Sousa Lopes

Portugal na Grande Guerra: Uma sepultura portuguesa na terra de ninguém, c. 1918. Adriano Sousa Lopes (MNAC-MC)

Veja ainda:
Notícia no Diário de Notícias sobre “Adriano Sousa Lopes, o pintor-soldado”, 26 jun. 2014;
“Postal da Grande Guerra”, série de um projeto que nasceu da parceria entre a RTP e a Comissão para as Evocações do Centenário da Grande Guerra, no âmbito das evocações do Centenário da Primeira Guerra Mundial. Conta a participação de Carlos Silveira acerca de Adriano de Sousa Lopes.
Assista ao episódio em: Postal da Grande Guerra (II), 03 dez. 2018