Conheça as novas investigadoras doutorandas do IHA

Resultado do Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento FCT – 2018

 

Catarina Pires
Catarina Martins Carneiro Pires
[SFRH/BD/141032/2018]
Transformação e subversão: Resistência nas práticas artísticas contemporâneas
Cristina Pratas Cruzeiro, IHA/NOVA FCSH (orientador)
Catarina Pires vive e trabalha em Lisboa. É doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações na FCSH-UNL. É Mestre em Estudos Curatoriais pelo Colégio das Artes em Coimbra (2016) e licenciada em Ciências da Cultura (FLUL, 2012). É investigadora, curadora e ensaísta. Colaborou com instituições como a Haus der Kulturen der Welt e a Künstlerhaus Bethanien e desenvolve investigação no campo das práticas artísticas de resistência, trabalho e direitos laborais nas artes visuais contemporâneas.

 

20160515_112602-1
Filipa Meneses Costa Vasconcelos Coimbra
[SFRH/BD/135794/2018]
A  Coleção  Moderna  do  Museu Calouste Gulbenkian:  constituição, representatividade  e  impacto  (1957-2015)
Adelaide Duarte, IHA/NOVA FCSH (orientador)
Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2008), Mestre em Crítica de Arte e Arquitetura pelo Colégio das Artes da mesma universidade (2013) e doutoranda em História da Arte – Museologia e Património Artístico na FCSH/ NOVA de Lisboa (2016-). Colaborou com o Serviço Educativo da Casa das Histórias Paula Rego (2009-2011) e foi investigadora no projeto “História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian – Catálogo Online” (2014-2018), no qual desenvolveu pesquisas e reflexões sobre Rui Mário Gonçalves e a Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, sendo, esta última, objeto de análise da tese de doutoramento que está, atualmente, a desenvolver. Publicou ainda artigos em revistas (MIDAS, Convocarte, …) e participou em conferências e encontros.

 

Madalena Matos
Madalena Almeida Azevedo Matos
[SFRH/BD/137396/2018]
The Namban Armour. A process of Cultural Transfer between 16th century Japan and Southern Europe 
Alexandra Curvelo, IHA/NOVA FCSH (orientador); Orion Klautau, Tohoku University (co-orientador)
Nascida a 29 de outubro de 1991, desde cedo se interessou pela área da História e das Artes visuais. O seu passatempo favorito é passar horas em livrarias e bibliotecas, mas também é uma entusiasta por caminhadas e fotografia. Praticou aikido durante 4 anos, mantendo atualmente uma prática intermitente.

 

cor-baixa-resolução_cortada
Sónia Carla da Cunha Melo Martins de Moura
[SFRH/BD/138886/2018]
Síntese das artes – pensamento e prática em Portugal 
Lúcia Almeida Matos, IHA/NOVA FCSH (orientador)
Doutoranda em História da Arte na FCSH-UNL e investigadora no IHA. Desde 2013 possui Mestrado em Estudos Artísticos – Estudos Museológicos e Curatoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com a dissertação “Portugália – Uma galeria moderna no Porto dos anos 40”.
Licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada do Porto desde 2001, actividade que exerce desde essa data.
Realizou estudos sobre galerias e espaços expositivos de arte moderna, documentando a sua actividade, arquitectura e intervenientes analisando o seu impacto na cena artística da época.
Actualmente estuda a colaboração entre arquitectos, pintores e escultores no contexto do conceito difundido internacionalmente como Síntese das Artes.
Nos tempos livres gosta de visitar exposições, ir a concertos e ao cinema, passear com amigos e de ler, sobretudo poesia.

 

Susana Gaspar
Susana Rita Carvalho Gaspar
[SFRH/BD/139648/2018]
Arte e Direitos Humanos: desafios globais / artistas em desafio – a influência do ativismo artístico na agenda dos direitos humanos (2011-2017) 
Cristina Pratas Cruzeiro, IHA/NOVA FCSH (orientador); Elsa Lechner, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (co-orientador)
Atriz, encenadora e professora de teatro. Ativista de direitos humanos, continua a acreditar na força dos movimentos civis e de coletivos para a transformação social. Tem ligação à Educação Artística e ao Teatro na Educação – leciona na Escola Superior de Educação de Lisboa – e à Educação para os Direitos Humanos através da educação não-formal. Apaixonada pela natureza, são imprescindíveis os passeios na praia ou na serra nos tempos livres.
Gosta de escrever e de viajar.

 

Consulte a lista final e os resultados por painel do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2018 FCT: aqui