What’s love got to do with it? Performance, Affectivity, Intimacy | International Conference
18 e 19 fevereiro 2019
Pequeno Auditório da Culturgest, Lisboa
Os limites entre esfera pública e privada desvanecem-se. Tal implica, por vezes, a diminuição da participação ativa do cidadão, transformado em mero espectador de outras vidas e intimidades amplificadas através dos media. Por sua vez, os media criam novos espaços de expressão pessoal e coletiva ao permitir tornar visível, com uma facilidade antes impensada, estas relações porosas entre o público e o íntimo.
A intimidade tornou-se o centro das performances públicas, com todas as suas contradições e paradoxos. Esta conferência explora as formas como a performance contemporânea interroga e reformula as experiências e definições de intimidade. Como é que as práticas artísticas questionam as fronteiras entre familiar e não familiar, individual e coletivo? De que forma os media, as redes sociais e a prática de uma vida projetada para um mundo global afeta a compreensão dos espaços de intimidade? Quais os novos lugares do afeto?
Durante dois dias, artistas e investigadores abordam as relações entre performance, intimidade e afeto de uma perspetiva tanto estética quanto política e sociológica.
No final de cada sessão é apresentada uma conversa com Catherine Wood (segunda-feira) e Rabbya Naseer (terça-feira), curadoras e pensadoras em arte contemporânea, que continuarão a aprofundar as temáticas abordadas ao longo do dia.
Programa
Mais informações