13 março, 18h30
Salão Nobre do Palácio Nacional da Pena
No dia 13 de março realiza-se a cerimónia de lançamento do livro resultante da tese de doutoramento: Palácio da Pena [1839-1885] Casa de D. Fernando de Saxe-Coburgo, da autoria de Mariana Schedel, investigadora do IHA.
A investigação apresentada concentra-se na configuração, articulação e mudanças dos espaços internos do palácio, no período de D. Fernando II.
Esta publicação da editora Caleidoscópio tem o apoio da Parques de Sintra Monte da Lua.
Resumo
A proposta de conhecer os interiores do Palácio da Pena desde a época da sua construção até à morte de D. Fernando II (n. 1861, m. 1885) perfila-se como uma forma de conhecer melhor este personagem fundamental do século XIX em Portugal. O interior da sua morada na serra de Sintra apresenta-se como um verdadeiro modelo da casa oitocentista, cosmos particular e ideal do seu proprietário. As mudanças na articulação dos espaços e as diferentes campanhas de ornamentação dos interiores entre 1838 e 1885 são um claro reflexo das diferentes fases da vida do rei-artista – desde o momento inicial em que projetou um castelo para si e para a sua mulher D. Maria II (n. 1819, m. 1853), passando pelos anos de viuvez e culminando na vivência plena do palácio com Elise Hensler (n. 1836, m. 1829), Condessa de Edla, a sua segunda esposa. Neste palácio encontramos os valores e preocupações características do século XIX, nomeadamente a privacidade, o conforto e a higiene, associadas aos gostos e interesses que marcaram a arquitetura e decoração deste período, sobretudo o revivalismo e o exotismo permeados por valores cenográficos e simbólicos.
Convite