Tiago Borges Lourenço distinguido com a Menção Honrosa na categoria de ‘História da Arte’ nos Prémios SOS Azulejo 2018

61284648_10157975251984041_7261688377726992384_o

Pedro Gaurim Fernandes, Tiago Borges Lourenço e Andreia Novo, distinguidos com a Menção Honrosa na categoria “História de Arte”, com a Dr.ª Isabel Polónia, Diretora da Escola de Polícia Judiciária, que fez a entrega do galardão.

Decorreu no dia 23 de maio, no Palácio dos Marqueses da Fronteira, a cerimónia de entrega dos Prémios SOS Azulejo 2018, tendo sida atribuída uma Menção Honrosa na categoria de “História de Arte” ao artigo Uma lição viva e permanente. O conjunto azulejar do Conservatório Nacional de Teatro, da autoria de Tiago Borges Lourenço (IHA/NOVA FCSH), Andreia Novo e Pedro Fernandes.
O artigo agora premiado resulta da investigação de Andreia Novo, Pedro Gaurim Fernandes e Tiago Borges Lourenço desenvolvida no Museu Nacional do Azulejo entre 2009 e 2010, no contexto da atribuição de três Bolsas de Integração à Investigação pelo Instituto de História da Arte. Na sequência do trabalho desenvolvido pelos três, foi descoberto nas reservas do museu e posteriormente estudado um conjunto de grandes dimensões que se constitui como um dos mais extraordinários programas azulejares do início do século XX existente numa coleção museológica em Portugal. Composto por mais de 6000 azulejos respeitantes a 15 painéis executados entre 1915 e 1930, o conjunto originário do Conservatório Nacional de Teatro era, no entender do seu encomendador (o então diretor da instituição, Júlio Dantas), uma representação da história animada do teatro português, de intenção simultaneamente pedagógica e artística.
É justamente a sua história, paradigmas e características formais e iconográficas que o artigo pretende desvendar. E, com isso, contribuir para o conhecimento de um período da azulejaria portuguesa que continua a não receber a devida atenção por parte da historiografia da arte.    
O artigo será publicado no próximo número da Revista Artis.

 

Website: www.sosazulejo.com
Facebook: @projectososazulejo