O Programa de Pós-Graduação em Mercado da Arte e Colecionismo da NOVA FCSH visitou a pre-opening da Bienal de Veneza.
Feiras de Arte e Bienais: Circuitos de Arte é uma unidade curricular de trabalho de campo, recentemente criada no âmbito do programa da pós-graduação. Promove a análise crítica através da observação e permite aos alunos experimentar alguns dos eventos mais relevantes do mundo da arte contemporânea. Na edição de 2019, e após a visita à ARCOmadrid, o evento de arte escolhido foi a primeira e mais antiga bienal do mundo: La Biennale di Venezia.
Este ano, na sua 58ª edição, la biennale teve a curadoria de Ralph Rugoff e o título de May You Live in Interesting Times. A visita de cinco dias foi uma oportunidade para examinar a especificidade programática da exposição principal (dividida em Proposição A – Arsenale – e Proposição B – Giardini –, secções que compartilhavam os mesmos artistas mas configuravam diferentes abordagens para suas obras através de distintas estratégias conceptuais e museográficas), percorrer e discutir os pavilhões nacionais e imergir no programa paralelo da bienal. Foi também uma oportunidade única para sentir e experimentar a atmosfera da pre-opening.
May You Live in Interesting Times convida-nos a refletir sobre a atual crise migratória, a manipulação dos media, as iniquidades de identidade e género, o desequilíbrio ecológico e as alterações climáticas, temas expostos e debatidos através de objetos artísticos (destacando-se os sofisticados recursos digitais mas também a pintura e fotografia) que espelham uma existência contaminada por incerteza e turbulência. Fora da exposição principal destacou-se a ópera-performance Sun & See (Marina), proposta de Rugilé Barzdžiukaité, Vaiva Grainyté e Lina Lapelyté (e curadoria de Lucia Pietroiusti) para o Pavilhão da Lituânia, premiada com o Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional. A presença portuguesa restringiu-se ao pavilhão nacional onde, com a curadoria de João Ribas, Leonor Antunes apresentou a Seam, a Surface, a Hinge, or a Knot, grupo de esculturas site-specific que dialoga poeticamente com a gramática barroca do Palazzo Giustinian Lolin. O programa da visita incluiu ainda espaços como a Coleção Peggy Guggenheim (Jean Arp), Palazzo Grassi (Luc Tuymans), Punta della Dogana, Igreja de Santa Maria della Visitazione (A morte de James Lee Byars), Universitá IUAV (Future Generation Prize 2019), Fundação Prada (Jannis Kounellis) ou Espace Louis Vuitton (Philippe Parreno).
Adelaide Duarte e Lígia Afonso
Professoras da UC Feiras de Arte e Bienais: Circuitos de Arte do Programa de Pós-graduação em Mercado da Arte e Colecionismo, NOVA FCSH