Publicação de artigo “Artistas portugueses em trânsito” por Joana Baião na Revista Ler História

Foi publicado no n.º 75 da revista Ler História o artigo “Artistas portugueses em trânsito: bolsas de viagem e de estudo no estrangeiro, 1918-1939”, da autoria da investigadora do IHA Joana Baião.
Consideradas um elemento fundamental na formação dos artistas, as viagens e estadias no estrangeiro foram promovidas pelas instituições artísticas portuguesas através de bolsas de viagem e de estudo. No artigo “Artistas portugueses em trânsito” sistematiza-se pela primeira vez a informação relativa à atribuição oficial destas bolsas, entre 1918 e 1939. Esta cronologia abarca importantes transformações na vida político-cultural do país – fim da Primeira República, Ditadura Militar, Estado Novo –, que por sua vez tiveram consequências no enquadramento e ação dos organismos sucessivamente responsáveis pela gestão dos subsídios artísticos (Conselhos de Arte e Arqueologia, Junta de Educação Nacional, Instituto para a Alta Cultura). Fundamentando-se na análise do enquadramento legislativo e interpretação das resoluções dos organismos decisores, e referenciando alguns casos concretos da sua aplicação, este texto visa contribuir para a reflexão sobre a ação das instituições oficiais portuguesas no fomento da formação e especialização artística no estrangeiro.
Consulte o artigo, aqui.

 

LerHistória
Ler História
“Criada em 1983, a Ler História é uma revista académica portuguesa na área científica da História, dedicada principalmente à história de Portugal, do império português e dos países lusófonos, nas épocas moderna e contemporânea. A Ler História inclui também no seu campo de interesses outras cronologias e geografias, como a história ibérica e ibero-americana, a história de África e a história da Ásia, entre outras, sendo particularmente receptiva às abordagens de história comparada, transnacional ou global. A revista dedica, desde sempre, uma especial atenção às questões de natureza historiográfica, incluindo a reflexão teórica e metodológica. Ler História é uma publicação do ISCTE-IUL e publica em português, inglês, espanhol e francês.”
Saber +
Na última actualização anual do prestigiado índice SJR (Scimago Journal & Country Rank) a Ler História manteve e reforçou a sua classificação como Q2, o que significa que se situa agora no topo do segundo quartil entre as mais de 1100 revistas de História publicadas a nível mundial e indexadas na SCOPUS, sendo actualmente a única revista portuguesa de História nesse quartil.