É com profundo pesar e consternação que soubemos hoje da notícia do falecimento de Daniela Viggiani, investigadora integrada no nosso Instituto desde 2018. A sua investigação doutoral centrou-se no estudo cuidado e aprofundado da obra de Pietro Guarienti (1678-1753), “Abbecedario Pittorico”, a partir da obra homónima de Pellegrino Antonio Orlandi (1660-1727) e publicada em Veneza em 1753.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e contou com o apoio da Cátedra de Cultura Portuguesa (Universidade de Montréal), sob orientação e coordenação do Prof. Doutor Luís de Moura Sobral. Estudou nas Universidades de Pisa, Génova e Sorbonne (Paris IV), bem como na École du Louvre, dedicando-se às áreas da História da Arte do período Moderno, à Museologia e ao Património. Apresentou várias comunicações em encontros de carácter científico e publicou diversos trabalhos em revistas da especialidade.
Desenvolvia presentemente investigação sobre o coleccionismo setecentista em Portugal, em particular sobre as colecções de pintura da elite aristocrática lisboeta.
Aos familiares da Daniela Viggiani, apresentamos as nossas mais sinceras condolências.