Publicação do livro “Portuguese Artists in London”, por Leonor de Oliveira

 

PortugueseArtistsLondon_capa

 

Foi publicada pela Routledge no início de 2020 a monografia “Portuguese Artists in London: Shaping Identities in Post-War Europe,” da autoria de Leonor de Oliveira, investigadora integrada no IHA-NOVA FCSH.
Este livro centra-se nas viagens de quatro artistas portugueses entre Portugal e o Reino Unido e pretende contribuir para repensar os diálogos culturais e artísticos na Europa do pós-guerra. “Portuguese Artists in London” examina o contributo do trabalho de Paula Rego, Bartolomeu Cid dos Santos, João Cutileiro e Jorge Vieira, entre outros artistas, para a formulação de imagens referenciais sobre a identidade portuguesa que respondem não só ao propósito de romper com a iconografia dominante, mas também de incorporar uma perspetiva crítica sobre a contemporaneidade.
Este livro insere-se na série “Routledge Research in Art History” que acolhe a reflexão científica mais recente no campo da história da arte. Esta série publica monografias e volumes editados, cobrindo áreas como história da arte, teoria e cultural visual.

 

“Portuguese Artists in London” está também publicado em formato e-book.

 

ÍNDICE
Introduction: Britain and Portugal – Universalism and Modernity at the Crossroads of the Mid-Twentieth Century
1. Images of Resistance: Artistic Apprenticeship and Experimentalism at the Slade School
2. Expressions of Contemporaneity: Dealing with Dictatorship and Colonialism in the Post-War Period
3. Travelling Images: Exposing Identity on the International Stage
4. Collective Imagery: A New Iconography for New Generations
Conclusion