Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) – Licenciado

Cargo/posição/bolsa:
1 Bolsa de Investigação para Licenciado
Referência: FCSH / IHA / BI para Licenciado
Área Científica: Artes e Humanidades
Área Científica específica: História da Arte Contemporânea
Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para Licenciado no âmbito do Projeto “Trabalho teórico e curatorial de Ernesto de Sousa no contexto do imaginário primitivista nos anos 1946-1968”, no âmbito da instituição de I&D IHA – Instituto de História da Arte, nas seguintes condições:
Requisitos de admissão:
1. Licenciatura em História da Arte, com média final não inferior a 15 valores;
2. Frequência de um mestrado em História da Arte;
3. Experiência de investigação documental em História da Arte Contemporânea;
4. Experiência na organização e produção de encontros científicos;
5. Bom nível de inglês falado e escrito.
Plano de trabalhos:
1) Pesquisa, registo e catalogação de informação recolhida por Ernesto de Sousa relativa a arte medieval, arte renascentista, arte popular e arte africana, bem como material relativo à criação do Museu Nacional de Etnologia sob orientação das Investigadoras Responsáveis do projeto PIM — MODERNISMOS IBÉRICOS E O IMAGINÁRIO PRIMITIVISTA (PTDC/ART-HIS/29837/2017).
2) O bolseiro deverá apresentar os resultados da sua investigação em reuniões regulares com as orientadoras e num relatório final a entregar no final da bolsa.
O investigador integrará o projeto “Trabalho teórico e curatorial de Ernesto de Sousa no contexto do imaginário primitivista nos anos 1946-1968”, associado ao projecto PIM — MODERNISMOS IBÉRICOS E O IMAGINÁRIO PRIMITIVISTA (PTDC/ART-HIS/29837/2017). Este projeto, ao mesmo tempo que visa aprofundar informação relativa à prática curatorial, artística e teórica baseada em valores artísticos associados ao imaginário primitivista, a partir do trabalho de Ernesto de Sousa, procura também promover o desenvolvimento de competências de investigação que, beneficiando de um ambiente de projeto de investigação, conduzam o bolseiro à construção do seu projeto de dissertação de mestrado em História da Arte.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – em vigor
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no(a) Espólio Ernesto de Sousa, Lisboa (casa particular); Biblioteca Nacional (espólio Ernesto de Sousa em depósito na BN); Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e Museu Nacional de Etnologia, enquadrado pelo Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, sob a orientação científica da Doutora Mariana Pinto dos Santos e a co-orientação científica da Prof.ª Doutora Joana Cunha Leal.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em maio de 2020. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 798,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: curriculum vitae (25%), experiência de investigação e de organização e produção de encontros científicos (25%), nível de inglês falado e escrito (20%), carta de motivação para integrar o projeto na qual se refira a possibilidade de prossecução do trabalho em dissertação de mestrado (30%).
Caso persistam dúvidas na seleção dos candidatos após a avaliação curricular, o júri poderá marcar entrevistas aos candidatos melhor classificados.
Composição do Júri de Seleção:
Presidente do Júri: Joana Cunha Leal
Vogal efetivo: Mariana Pinto dos Santos
Vogal efetivo: Begoña Farré Torras
Vogal Suplente: Joana Brites
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, no site da FCSH/NOVA, até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 2 a 16 de março de 2020.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, comprovativo de inscrição no mestrado e carta de motivação.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email iberianmodernisms@gmail.com e para bolsasiha@fcsh.unl.pt , com o seguinte assunto na mensagem: Bolsa BI Projeto Ernesto de Sousa IHA.
Data limite de candidatura: 16 de março de 2020
Link para ERACareers: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=123127&lang=pt
Link para NOVA FCSH: https://fcsh.unl.pt/faculdade/concursos_para_bolseiros/