Investigadoras do IHA colaboram na edição do livro “Práticas de Arquivo em Artes Performativas”

105-Book Manuscript-430-1-10-20200807-1_page-0001

No passado dia 22 de setembro foi lançado o volume “Práticas de Arquivo em Artes Performativas”, publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra – Coleção Olhares. Este livro tem a coordenação de Hélia Marçal, investigadora integrada no IHA e professora auxiliar no Departamento de História da Arte na University College London; Cláudia Madeira, professora auxiliar da NOVA FCSH, investigadora do ICNOVA e investigadora colaboradora do IHA; e Fernando Matos Oliveira, professor na FLUC, Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente e membro do CEIS20.
O livro procura abordar a relação entre o arquivo e as artes performativas de uma forma transversal, mapeando alguns dos contextos nacionais em diálogo com perspetivas internacionais. Citando os editores, as diversas contribuições abordam “o arquivo como processo, a performatividade do arquivo, o arquivo das práticas e o arquivo como prática”, agregando “perspetivas sobre o que constitui o arquivo na contemporaneidade, mostrando como este se constrói, dissolve e simultaneamente se materializa em formas de memória e em experiências incorporadas”.
A versão digital do livro encontra-se em acesso aberto e pode consultá-la através do site da Imprensa da Universidade de Coimbra.
Mais informações sobre o lançamento, aqui.