Projeto de Investigação | Espólio Documental de Almada Negreiros

O Colégio Almada Negreiros vai receber o espólio documental e a biblioteca de Almada Negreiros na sequência do acordo estabelecido entre a família do artista e a direção da NOVA FCSH. O espólio ficará em depósito no espaço correspondente à antiga capela do outrora designado Colégio dos Jesuítas, local onde o artista estudou no princípio do século XX. Este espaço terá uma intervenção para que fique apto ao acolhimento dos documentos e à sua preservação, e apto para os trabalhos necessários com vista à sua catalogação, digitalização e estudo.
As unidades de investigação responsáveis por este projeto são o IHA e o IELT, representados pelos coordenadores Mariana Pinto dos Santos e Fernando Cabral Martins, respetivamente, contando ainda com o trabalho de bolseiros de investigação de cada centro.
Neste âmbito, o IHA abriu concurso para uma Bolsa de Investigação suportada pelo financiamento plurianual da unidade, tendo esse concurso sido ganho por Giorgia Casara.
A bolseira do IHA, que iniciou o seu contrato dia 1 de outubro de 2020, terá o seguinte plano de trabalhos:
  • Acompanhamento da transferência do espólio documental de Almada Negreiros para a FCSH;
  • Catalogação, organização e arquivo da Biblioteca e restante espólio documental de Almada Negreiros em depósito na FCSH (junto com bolseiro do IELT);
  • Gestão de recursos digitais a disponibilizar relativos ao espólio documental de Almada Negreiros em depósito na FCSH;
  • Organização de eventos relativos ao espólio documental de Almada Negreiros em depósito na FCSH;
  • Apresentação dos resultados da sua investigação e trabalho em reuniões regulares com a coordenadora do IHA responsável pelo espólio Almada Negreiros (Mariana Pinto dos Santos) e com dois relatórios, um por semestre.
Os resultados previstos no final dos 12 meses da bolsa incluem a finalização da primeira fase de catalogação e arrumação do espólio no CAN / NOVA FCSH, a publicação de um artigo relativo ao trabalho com este espólio, a organização de uma exposição dedicada à biblioteca pessoal de Almada Negreiros e de Sarah Affonso e um ciclo de conversas em torno dessa exposição.
Conheça a bolseira:

foto.giorgia.casara

Giorgia Casara (n. 1985) estudou Filologia e Literatura Italiana na Universidade Ca’ Foscari de Veneza, dedicando-se a estudos de teor comparatista ente a literatura italiana e portuguesa. Na NOVA FCSH concluiu uma pós-graduação em Estudos Portugueses e começou a colaborar no projeto Modernismo Online em 2014. É investigadora do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra e foi bolseira do Programa de Doutoramento em Estudos Avançados em Materialidades da Literatura, no âmbito do qual está a concluir uma dissertação sobre a ideia do “livro” na poética literária e artística de Almada Negreiros.