Visiting Researcher Álvaro Notario acolhido no grupo MuSt

 
Captura de pantalla 2020-07-22 a las 12.53.04
Álvaro Notario Sánchez (Departamento de História de Arte, Universidad de Castilla-La Mancha) é um jovem historiador da arte que se encontra a desenvolver o seu doutoramento em Investigação em Humanidades, Artes e Educação, com uma tese sobre gestão cultural na Segunda República espanhola.
O seu interesse pelo universo dos museus levou-o a participar no II Fórum Ibérico de Estudos Museológicos, em dezembro de 2018, com uma comunicação sobre a criação do Museo del Coche y Arte Popular na Segunda República, em Madrid (“El precedente republicano del Museo de Colecciones Reales: la idea de musealizar el patrimonio”). Através do contacto com a investigadora Joana Baião, que coordenava o Fórum, o jovem historiador ficou a conhecer o IHA e a existência do grupo de investigação em Estudos de Museus [MuSt], que imediatamente lhe interessou por coincidir com as suas áreas de estudo. Estava assim traçado o caminho para uma possível passagem pelo IHA.
Ao abrigo do programa para estadias em universidades e centros de investigação no estrangeiro para o ano de 2020, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Álvaro Notario submeteu uma candidatura escolhendo a Universidade NOVA de Lisboa como anfitriã da sua estadia. Neste âmbito, foi-lhe concedida uma bolsa e neste momento Álvaro encontra-se em Portugal, acolhido no IHA dentro do grupo MuSt por um período de 4 meses para o desenvolvimento do projeto “España y Portugal: cultura y museos tras la monarquia”, com orientação de Joana Baião.
 
A Universidad de Castilla-La Mancha é uma universidade pública espanhola recente, que nasceu em 1982 na comunidade autónoma de mesmo nome, e tem campus em Albacete, Ciudad Real, Cuenca e Toledo. O Departamento de História da Arte desta universidade está presente em todos os campi através das diferentes licenciaturas relacionadas com as Humanidades, mas tem especial destaque em Ciudad Real, onde se leciona a licenciatura em História da Arte e a dupla licenciatura em História e História da Arte. As áreas de investigação do Departamento compreendem a Arte Antiga, a Arte Medieval, a Arte Moderna e a Arte Contemporânea, e também a Museologia e Gestão Cultural.
Álvaro Notario encontra-se afiliado ao Departamento de História de Arte da UCLM como investigador em formação através de um contrato de trabalho de pré-doutoramento, no âmbito do programa de formação FPU (Formación de Profesorado Universitario), concedido pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha. No âmbito do programa de formação estabelecido no seu contrato, lecionou na Licenciatura em História da Arte nas seguintes disciplinas: “Museologia e Museografia”, “Curadoria e montagem de exposições”, “A arte das Vanguardas”, “Arte moderna espanhola e contemporânea”, “Metodologia e técnicas de investigação” e “As artes desde 1945”.

 

Deixamos como sugestão de leitura dois textos publicados pelo investigador, “El público en el museo actual. Reflexiones sobre la Nueva Museología y las masas” (in De Arte, 17, 2018, pp. 191-203) e “From the Public Museum to the Virtual Museum. Communication in the Museum in Digital Environments. The Spanish Situation” (In Socializing Art Museums. Berlin, Boston: De Gruyter, 2020).
+ info na sua página