Cluster Performance Art & Performativity in arts | Website já disponível

12829049_1715555055334953_8796503344919853658_o

Performance “Música Negativa” (cortesia de E.M.Melo e Castro) para simpósio Internacional Performance Arte Portuguesa, 20-22 Julho 2016

 
 

Cluster Performance Art & Performativity in arts

 

Website já disponível em: performanceiha.weebly.com

 
O Cluster ‘Arte da Performance e Performatividade nas artes’ (Performance Art & Performativity in arts) foi criado em 2017 por iniciativa da investigadora Cláudia Madeira, investigadora integrada do ICNOVA, cuja investigação incide nesta área. Em 2018, à coordenação do cluster, juntou-se Cristina Pratas Cruzeiro, investigadora integrada do IHA no grupo CASt, cuja investigação se centra na intervenção pública e política das artes. Atualmente, este cluster é co-coordenado por ambas, pretendendo incidir na ligação entre a investigação científica, as práticas artísticas e a sociedade.
A arte da performance foi, nos últimos anos, analisada e historicizada em vários países do mundo como um género particular. Em Portugal, ela tem sido caracterizada por aquilo que Ernesto de Sousa designou de “história sem história” da vanguarda portuguesa. A história deste género artístico tem contudo um papel fundamental na discussão da performatividade social do povo português, particularmente em momentos específicos da história do país. Por seu turno, a questão da performatividade nas artes – campo híbrido que articula e atravessa diversos géneros artísticos – tem-se desenvolvido nas práticas artísticas de compromisso social de diferentes formas e óticas.  
Este cluster pretende reunir investigadores cujo trabalho explora a arte da performance portuguesa e as novas formas de performatividade que se desenvolveram a partir da hibridização entre a arte e a sociedade em áreas como o teatro, a dança, a música, a fotografia, a instalação, a arte digital, assim como a arte pública e os novos movimentos sociais.