Está disponível online e gratuitamente o terceiro volume da série de monografias “Coleções em Foco”, editado pela Parques de Sintra-Monte da Lua, que contou com a participação de Hugo Xavier, conservador do Palácio Nacional da Pena e investigador integrado do IHA no grupo Museum Studies (MuSt).
Este número é consagrado a uma peça extraordinária do acervo do Palácio Nacional de Sintra: o designado “leito Cadaval”. Este leito em pau-preto de Moçambique, torneado e guarnecido com prata, foi propriedade da casa ducal de Cadaval até meados do século XX, testemunho notável do outrora rico património da coroa portuguesa e das grandes casas nobres na segunda metade do século XVII. É o único exemplar conservado em território português dos leitos torneados e guarnecidos de prata de que até hoje se tinha apenas notícia documental. Um leito de aparato deste tipo teria sido usado no Real Paço de Sintra nas cerimónias fúnebres de D. Afonso VI (†1683), que tiveram lugar nas salas das Pegas e dos Cisnes.
Os seis estudos que integram a monografia O Leito de Prata dos Duques de Cadaval abordam vários temas relacionados com esta peça única nas coleções nacionais, como o estudo dos materiais e técnicas, a sua datação, contexto de produção, historial, funções, gramática ornamental e exemplares afins. “Coleções particulares e mercado de arte: o percurso do ‘leito Cadaval’” é o contributo da autoria de Hugo Xavier.