Um ano após a morte de Júlio Pomar, em maio de 2019, Sara Antónia Matos, Diretora do Atelier-Museu Júlio Pomar e investigadora integrada do IHA no grupo Museum Studies, publicou uma carta dirigida ao artista, intitulada “1 Ano Após”, onde fez um balanço do último ano da atividade da instituição e apresentou projetos para o futuro. Nessa mesma carta, no sentido de atribuir um incentivo à investigação, anunciou à atribuição de uma bolsa a um estudante de mestrado para desenvolver um estudo sobre Pomar.
Em 2021 concretiza-se a atribuição desta bolsa, possível por uma ação mecenática de Tereza Martha/Fundação Júlio Pomar, o Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC e a NOVA FCSH através do IHA. O período de submissão de candidaturas já se encontra aberto e estende-se até dia 26 de fevereiro.
Esta bolsa vem dar continuidade ao compromisso estabelecido pelo Atelier-Museu com vista a alargar os âmbitos de leitura do trabalho de Pomar, procurar e pôr a descoberto novas relações da sua obra com a contemporaneidade e outras práticas artísticas.
O bolseiro selecionado irá realizar um estudo detalhado e minucioso sobre a obra e a figura de Júlio Pomar na sua dimensão artística, histórica e sociopolítica, focando-se na produção plástica do artista na sua relação com a literatura. No fim, os resultados da investigação devem culminar na apresentação e defesa de uma dissertação de mestrado, em História da Arte ou Museologia. O plano de trabalhos será desenvolvido em estreita articulação entre o Atelier-Museu Júlio Pomar, o IHA e o Departamento de História de Arte da NOVA FCSH através da orientação científica de Raquel Henriques da Silva e de Sara Antónia Matos.

© luísa ferreira / 2013