O IHA integra o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território — IN2PAST, aprovado no concurso FCT cujos resultados foram conhecidos ontem. O novo Laboratório resulta de um consórcio formado por sete unidades de investigação (CESEM, CHAIA, CRIA, HERCULES, IHA, IHC e LAB2PT) sediadas na NOVA FCSH, na Universidade de Évora, na Universidade do Minho, no ISCTE-IUL e na Universidade de Coimbra.
A atribuição deste estatuto pela FCT constitui um reconhecimento pleno, não apenas da qualidade do programa candidatado, mas também da investigação fundamental e aplicada realizada ao longo dos anos por cada uma das unidades de investigação envolvidas.
No caso do IHA, este reconhecimento reitera a classificação de “excelente” obtida no concurso de avaliação das UIs. Importa sublinhar a afinidade existente entre as linhas de investigação do IN2PAST e um importante conjunto de orientações constantes do projecto estratégico do IHA, já que o IN2PAST está vocacionado para o estudo e a intervenção nas áreas do património cultural, dos museus, das artes e das políticas de memória. Mais ainda, o IN2PAST é suportado pelo desenvolvimento de carreiras de investigação nestas áreas (compromisso já firmado pela Universidade de Évora e pela Universidade NOVA de Lisboa) e por uma política de parcerias com organismos, serviços e equipamentos públicos, associativos e privados dedicados ao património cultural, material e imaterial. Concretamente, o novo Laboratório estrutura-se em cinco linhas de investigação: L1. Ciência e Tecnologia para o Património Cultural; L2. Paisagens, Territórios e Património Cultural; L3. Museus, Monumentos e suas Colecções (linha esta que é inicialmente coordenada pelo IHA); L4. Arquivos – da Preservação Preventiva à Digitalização; L5. Trânsitos Culturais e Políticas Públicas de Memória para uma Cidadania Inclusiva.
Para além de cimentar o trabalho desenvolvido no seio do IHA com a criação de carreiras de investigação, o IN2PAST traz igualmente um novo quadro de possibilidades à orientação colaborativa e multidisciplinar que vem distinguindo a nossa investigação, dimensão que não é estranha ao facto do IHA ser a primeira UI na área disciplinar da História da Arte a integrar um Laboratório Associado.
Com a criação do IN2PAST, e através do IHC, do CRIA, do CESEM e do IHA, a NOVA FCSH vê uma vez mais reconhecida a excelência das suas UIs.