Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa | 2ª edição

Serviço de Educação pela Arte do Museu José Malhoa

Serviço de Educação pela Arte do Museu José Malhoa. Grupo de 1972. © Arquivo Familiar de Maria Helena Coimbra (1925 – 2008)

 
A 28 de março de 2019 decorreu no Palácio Nacional da Ajuda (Sala D. João VI) a apresentação pública do Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa, um projeto editorial inédito integrado no Grupo Museum Studies (MuSt) do Instituto de História de Arte.
Desde o início com coordenação científica de Raquel Henriques da Silva, Emília Ferreira e Joana d’Oliva Monteiro, este seed-project (micro-projeto) contou, na segunda edição, com a colaboração de Elisabete Pereira (IHC-NOVA FCSH – Polo Univ. Évora), em resposta a um dos objetivos específicos do IHA, designadamente no que se refere à imperiosa associação de parceiros institucionais.
Especificamente concebido como um work in progress, assume como propósitos fundamentais facultar uma visão abrangente, um conhecimento preciso e uma valorização atualizada das personalidades associadas à Museologia Portuguesa, que exerceram a sua atividade entre o século XVIII e os anos 1960, e atuantes em diferentes tipologias científicas (Arte, Ciência, Antropologia, Arqueologia, História, Etnologia); visando, ainda, contribuir para uma mais ampla compreensão da História dos Museus e da Museologia.
A primeira edição do Dicionário foi dedicada a 93 personalidades, estando previsto, para breve, o lançamento de uma segunda edição, revista e ampliada, e que contemplará 93 novas entradas biográficas, comprovando, uma vez mais, a relevância desta abordagem centrada no género biográfico e convertendo-se este mapeamento, sem precedentes, num contributo determinante para a construção de uma historiografia que permite compreender os museus criados em Portugal de forma a enquadrá-los no contexto internacional.